sexta-feira, 17 de setembro de 2010

As Respingas e os Remanescentes da Tribulação (I)

AS RESPINGAS E OS REMASCENTES DA TRIBULAÇÃO

Um dos temas da Escatologia no período da tribulação - Trata-se de assunto teológico polêmico que deve ser estudado com profundidade textual e com boa base hermêunita para da melhor maneira possível esclarecer pontos, aparentemente, divergentes objetivando manter uma linha imparcial a bem da verdade escriturística.

É necessário ter bem definido as duas linhas posicionais da Nova e da Velha Aliança, pertinentes a Igreja de Cristo Universal como a esposa do Cordeiro de Deus e, a Israel como nação, respectivamente, a fim de evitar confusão. Para facilitar um melhor entendimento sobre o assunto, vamos estudá-lo em vários pontos sequenciais.

Também, precisa-se entender o significado das "respingas" no Velho Testamento e, dos "remanescentes" no Novo Testamento, com relação a Israel e à Igreja Universal de Cristo Jesus como a esposa do Cordeiro de Deus. (Ap 19.7-9; Ap 21.6-27.

As "respingas" quer dizer colheita do resto ou sobra que ficavam para os pobres e aflitos em Israel, nos cantos dos campos durante as colhetas. Vem da palavra hebraica "laqat" ou colher, respingar. (Dt 24.20-22; Jz 20.45)

Haverá um remanescente ou as "respingas" da primeira ressurreição que serão recolhidas no final da segunda metade da grande tribulação e que, também, fazem parte da primeira ressurreição. Mt 23.29-22; Ap 7.9-17; 14.13-16; 15.2; 20.4. Vejamos:

Paralelismo:

I - Remanescentes no Velho Testamento:

i. Deus estabelece a aliança com a Abraão, como está escrito: (...) “Então caiu Abrão sobre o seu rosto, e falou Deus com ele, dizendo: (..) E estabelecerei a minha aliança entre mim e ti e a tua descendência depois de ti em suas gerações, por aliança perpétua, para te ser a ti por Deus, e à tua descendência depois de ti". Gn 17.3, 7.

ii. As respingas - Estava previsto, simbolicamente, no Velho Testamento, conforme está escrito em Dt 24.19-22, sobre a lei das respingas (rebuscas) assim: "Quando, em teu campo, segares a messe e, nele, esqueceres um feixe de espigas, não volte a tomá-lo; para o estrangeiro. para o órfão e para a viúva será; para que o Senhor, teu Deus, te abençõe em toda a tua obra. Quando sacudires a tua oliveira, não voltarás a colher os frutos dos seus ramos; para o estrangeiro, para o órfão e para a viúva será. Quando vindimares a tua vinha, não tornarás a rebuscá-la; para o estrangeiro, para órfão e para a viúva será o restante. Lembrar-te-ás de que foste escravo na terra do Egito; pelo que te ordeno que faças isto". (Lv 19.9-10; 23.22, 25.25-34; Jr 32.1-5; Rt 2 e 3; Dn 12.1-3).

iii. As respingas (restantes) da Babilônia. São os que vieram do cativeiro da Babilônia com Neemias e Esdras para Jerusalém conforme está escrito nos livros de Neemias e Esdras. "(...) Então, lhes disse: Estais vendo a miséria em que estamos, Jerusalém está assolada, e as suas portas queimadas, vinde, pois, reedifiquemos os muros de Jerusalém e deixemos de ser opróbio. E lhes declarei como a boa mão do meu Deus estivera comigo e também as palavras que o rei me falara. Então, disseram: Disponhamo-nos e edifiquemos. E fortaleceram as mãos para a boa obra". Ler: Ne 2.4-20; 7.5-67; 9.1-38; 10; 11.1 a 12.26; 13.6-31; Ed 1; 2; 7 a 10.

Exemplo: O livro de Rute trata da redenção e mostra como Deus redimiu Rute e Noemi da miséria preservando a "respinga". Ler no livro de Rute os capítulos 2 a 4. Rute era uma gentia prosélita e mãe em Israel, nora de Noemi, que apanhando os feixes de trigo e a sobra (respingas) nos cantos dos campos, mostra como foi aplicado a lei que dava direito colher as "respingas", como um tipo do "remanescente" em Israel. Quando Rute apanhava as "respingas" conforme ordenava a Lei, aí então, apareceu a figura de Boaz como parente-remidor, - como tipo de Jesus como Redentor - que era da tribo de Judá, foi o remidor como parente mais próximo do marido falecido de Rute, Malom. Isso era chamado de levirato. Da descendência de Boaz e Rute nasceram: Obede, Jessé, Davi de onde veio a genealogia de Jesus, segundo a carne, como Messias e Redentor, como está escrito assim: Mt 1.1, 5-6. Livro da geração de Jesus Cristo filho de Davi, filho de Abraão (...) E Salmom gerou, de Raabe, a Boaz; e Boaz gerou de Rute a Obede; e Obede gerou a Jessé; e Jessé gerou ao rei Davi; e o rei Davi gerou a Salomão a que foi mulher de Urias". (...) Lc 3.32: "E Davi de Jessé, e Jessé de Obede, e Oede de Boaz, e Boaz de Salá, e Salá de Naasom". Esta é a linhagem da descendência de Abraão até Davi de onde nasceu Jesus como Filho do Homem para ser o Messias".

II – Remanescentes no Novo Testamento:

i. Remanescente no período da graça. Deus tem preservado através dos séculos um remanescente de Israel da descendência de Abrão, Isaac e Jacó em todas as nações, até que complete o "tempo dos gentios", como Jesus disse: "(...) E cairão ao fio da espada e para todas as nações serão levados cativos; e Jerusalém será pisada pelos gentios, até que os tempos dos gentios se completem". Lc 21.24. "Assim, pois, também agora neste tempo ficou um remascente, segundo a elição da graça". Rm 11.5.

ii. Como também disse o apóstolo Paulo: (...) "Porque não quero, irmãos, que ignoreis este segredo (para que não presumais de vós mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenutide de Israel haja entrada". "Também Isaias clama acerca de Israel: Ainda que o número dos filhos de Israel seja como areia do mar, o remanescente é que será salvo. Porque Ele completará a obra e abreviá-la-á em justiça; porque o Senhor fará breve a obra sobre a terra. E como antes disse Isaias: Se Senhor dos Exércitos nos não deixara descedêndia, teriamos nos tornado como Sodoma, e teriamos sido feitos como Comorra". Rm 9.27-29. (...) (Ler: Is 10.20-22; Rm 11.1-5; At 15.12-21).

iii. Remanescente no primeiro advento de Jesus Cristo.

a) A Lei e os profetas cumprindo-se através do remanescente. A missão de Jesus no seu primeiro advento foi para se cumprir as Profecias do Velho Testamento com relação ao remanescente de Israel, como Ele disse assim: “(...) Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido”. (Mt 5.17-8).

b) Jesus o "redentor" messiânico. A geneologia de Jesus monstra como Deus preservou “um remanescente” através dos séculos, para cumprir o seu plano redentor e messiânico com o Seu Filho Unigênuto – o descendente da promessa abraâmica – (...) "Ora, as promessas foram feitas a Abraão e à sua descendência. Não diz: E às descendências, como falando de muitas, mas como de uma só: E à tua descendência, que é Cristo”. Gl 3.16. "(...) Sabei, pois, que os da fé é que são filhos de Abraão". Gl 3.7. (...) "Pois todos vós sois filhos de Deus meddiante a fé em Cristo Jesus". Gl 3.26-27. (...) "Porqoe todos que foram batizados em Cristo de Cristo vos revestidos. (...) E, se sois de Cristo, também sois descendentes de Abraão e herdeiros segundo a promessa". Gl 3.29.

c) A geneologia do "descendente" messiânico. A geneologia de Jesus registrada no Evangelho prova que Ele descendeu de Abrão, segundo carrne, assim: (...) “Livro da geração de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. Abraão gerou a Isaque; e Isaque gerou a Jacó; e Jacó gerou a Judá e a seus irmãos; (...) De sorte que todas as gerações, desde Abraão até Davi, são catorze gerações; e desde Davi até a deportação para a babilônia, catorze gerações; e desde a deportação para a babilônia até Cristo, catorze gerações". (Ler: Mt 1.-1-17; Lc 3.23-38; Rm 4.9-25; 9.28-29; Gl 4.21-31).

iv. Remanescente durante a Tribulação.

a) Como disse Jesus no sermão escatológico registrado no Evangelho segundo Mateus, assim: "Porque haverá então grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tam pouco há de haver. E, se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria; mas por causa dos escolhidos serão abreviados aqueles dias". Mt 24.21-22

b) Como está profetizado no livro de Apocalipse assim: (...) "E um dos anciãos me falou, dizendo: Estes que estão vestidos de vestes brancas, quem são, e de onde vieram? E eu disse-lhe: Senhor, tu sabes. E ele disse-me: Estes são os que vieram da grande tribulação, e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro". Ap 7.13-14. (...) "E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até à morte". Ap 12.11; (Ap 2.10). (...) "E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos". Ap 20.4. Portanto, estes que forem salvos e lavados no sangue de Jesus - o Cordeiro - durante a tribulação fazem parte das "respingas" ou remanescentes da tribulação. (Continua)

Nenhum comentário: