sábado, 13 de dezembro de 2008

O NATAL DE JESUS


O SENTIDO DO NATAL DE JESUS (I)

O verdadeiro sentido do Natal de Jesus. - O nascimento de Jesus Cristo é o acontecimento máximo da expressão do amor de Deus para com toda humanidade! Com o nascimento de Jesus Deus cumpriu o Seu plano para resgatar do pecado e salvar o homem da condenação eterna.

Observemos como a Bíblia registra a expressão desse incomparável amor: “E o anjo do Senhor lhes (aos pastores) disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo, pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor; ” . Lc 2: 10-11. “(...) Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna” Jo 3:16. Este é o sentido do Natal, pois, sem o nascimento de Jesus como o Salvador do mundo não haveria esperança de salvação e vida eterna após a morte. Lc 2.8-20; Mt. 1.18-25; Gl 4.4.

A partir do nascimento de Jesus em Belém de Judá e da Sua ressurreição, deu-se início a mensagem do verdadeiro sentido da palavra evangelho que quer dizer “boas novas”.


A palavra evangelho ou boas novas, historicamente, marcou três estágios importantes:

1. Nos antigos gregos: os heróis recebiam recompensa por trazer “boas novas” das vitórias;

2. Na Septuaginta, (tradução da Bíblia para o grego) as próprias boas novas do nascimento, vida, morte e ressurreição de Jesus, foram traduzidas com a palavra “Evangelho”.

3. No N. Testamento: os livros que apresentam as "boas novas" sobre Jesus foram intitulados de os Evangelhos: segundo São Mateus, segundo São Marcos, segundo São Lucas e segundo São João. Vejamos como na Bíblia Sagrada estão registrado as "Boas Novas" desses acontecimentos, a seguir:

I - AS PROFECIAS NO V. T. SOBRE O NASCIMENTO DE JESUS


As principais profecias que autenticam de como seria a Sua concepção virginal, a Sua encarnação sem pecado e o local do Seu nacimento, são:


a) "E porei inimizade entre ti (Satanás) e a mulher e entre a tua semente e a sua semente (Jesus); esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar". Gn 3.15

b) "Portanto, o mesmo Senhor vos dará um sinal: eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um filho, e será o seu nome Emanuel". Is 7.14

c) "Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o principado está sobre os seus ombros; e o seu nome será Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz". Is 9.6

d) "E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre milhares de Judá, de ti me sairá o que será Senhor em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade". Mq 5-2

II – O CUMPRIMENTO DAS PROFECIAS SOBRE O NASCIMENMTO DE JESUS

i) Nascimento de uma virgem - Mt 1.20-25 - "(...) E, projetando ele isso, eis que, em sonho, lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo. E ela dará à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados. Tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor pelo profeta, que diz: Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel. (Emanuel traduzido é: Deus conosco). E José, despertando do sonho, fez como o anjo do Senhor lhe ordenara, e recebeu a sua mulher, e não a conheceu até que deu à luz seu filho, o primogênito; e pôs-lhe o nome de Jesus".

ii) Deus se fez homem e habitou entre nós - O Verbo (Logos) eterno se fez carne humana entre nós, porém, sem pecado. Col 1.14-19; 1ª Jo 1.1-2.

iii) O Verbo era Deus - "No princípio, era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com ". Jo 1-1-2.

iv) O Unigênito do Pai cheio de graça e de verade - "E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade. (...) Ninguém jamais viu a Deus; o Filho unigênito que esá no seio do Pai, esse o revelou". . Jo 1.14, 18.

iii) Nascimento de Jesus Cristo em Belém de Judá. "E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo, pois, na cidade de Davi, (Belém) vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor". Lc 2.10-11; Mq 5.2.

iv) O nascimento de Jesus é o marco histórico da plenitude dos tempos. Foi o apóstolo Paulo quem disse ser o nascimento de Jesus a plenitude dos tempos, assim: "Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos. E, porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai. Assim que já não és mais servo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro de Deus por Cristo". Gal 4.4-7.

v) O objetivo da mensagem do Evangelho é salvar os pecadores: “Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus”. Jo 3.18 “(...) E, tirando-os para fora, disse: Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar? E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa”. At 16.30-31 “(...) Quem crê no Filho de Deus em si mesmo tem o testemunho; quem em Deus não crê mentiroso o fez, porquanto não creu no testemunho que Deus de seu Filho deu. E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho. Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida. Estas coisas vos escrevi, para que saibais que tendes a vida eterna e para que creiais no nome do Filho de Deus”. 1ª Jo 5.10-13.

Conclusão - O Evangelho traz a boa notícia de salvação de graça pela fé em Jesus para todos os homens, (Ef 2.8-9). Porém, todos precisam se arrepender e crer em Jesus Cristo como seu suficiente Salvador. É como está escrito na Palavra de Deus: Mc 1.14-15, (...) E, depois que João foi entregue à prisão, veio Jesus para a Galiléia, pregando o evangelho do Reino de Deus e dizendo: O tempo está cumprido, e o Reino de Deus está próximo. Arrependei-vos e crede no evangelho. Mc 16.15 (...) E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. Então, creia e serás salvo por Cristo Jesus, “(...) tu e tua casa”, (At 16.31). Amém. (continua).

Nenhum comentário: