sexta-feira, 9 de outubro de 2009

A boa influência do cristão.


Os cristãos de boa influência.

Jesus comparou os seus discípulos como o sal da terra, assim: . "Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens". Mt 5:13. "Bom é o sal, mas, se o sal se tornar insulso, com que o adubareis? Tende sal em vós mesmos e paz, uns com os outros". (Mc 9.49-50). "Bom é o sal, mas, se ele degenerar, com que se adubará? Nem presta para a terra, nem para o monturo; lançam-no fora. Quem tem ouvidos para ouvir, que ouça". (Lc 14.34-35)

Jesus gostava de usar metáforas para facilitar o entendimento de seus discípulos. A ação do sal é individual e nos exemplifica o comportamento individual de cada cristão. A Bíblia nos mostra a importância do sal em várias passagens e que valem a pena serem lidas. Estas passagens nos mostram, paralelamente, as cinco funções principais do cristão, que são: temperar, preservar, limpar, purificar e impactar (dar exemplo). (Lv 2:13; Jz 9:45; Jó 6:6; Ez 16:4).

Cinco lições nos são ensinadas:

i. O bom sabor da palavra temperada com a graça. A primeira lição é prover sabor, impedindo que o alimento fique insosso. Não se aproxime das pessoas com linguagem reprovada. Denunciar sistematicamente os erros de algum segmento da sociedade é fechar as portas para evangelização deste segmento. (Ef 2.8-9; 1ª Tm 2.1)

ii. O cristão, como o sal, deve evitar a putrefação social. A segunda subentende a podridão deste mundo. As coisas vão de mal a pior. Podemos e devemos melhorar esta situação. Como sal, a função do cristão é evitar a putrefação e a decadência. Lembre-se, o sal é diferente do material sobre o qual ele é depositado. Se o cristão se tornar como o sal insípido, inútil para purificar, para "nada mais presta, a não ser para ser pisado pelos homens..." (Mt 5.13b).

iii. O cristão, como o sal, deve purificar a sociedade em que vive. A terceira nos fala de limpeza, cura, purificação. Como sal, somos anunciadores de boas novas que podem limpar, curar e purificar o coração do homem em pecado.

iv. O cristão pode se tornar inútil, perdendo sua força moral. A quarta diz respeito a inutilidade e omissão na convivência. Ainda que o sal, de fato, não pode deixar de ser salgado, ele pode, como o pó salgado que se forma nas praias do Mar Morto, tornar-se tão poluído que seja tão inútil como o pó da estrada. Se, por concessões feitas ao mundo o sal (o testemunho) for levado de nós, deixando apenas um resíduo de mundana respeitabilidade, belos edifícios, círculos sociais agradáveis e rituais vazios, nós, também, nos tornaremos totalmente sem valor.

v. O cristão deve impactar e pregar com o seu exemplo. A quinta fala do bom exemplo em tudo que faz. Hoje muitos cristãos, vivem um cristianísmo insípido, que não causa impacto em sua geração. Causar impacto, fazer a diferença, salgar, não é simplesmente fazermos mega eventos no saleiro (local de celebração, no culto), mas é nos misturarmos no meio daqueles que estão apodrecendo no pecado e necessitam de vida, como está escrito assim: Mt 9.12-13. "12Jesus, porém, ouvindo, disse-lhes: Não necessitam de médico os sãos, mas sim, os doentes. 13Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero e não sacrifício. Porque eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento". Evangelizar através de relacionamento. (Palestrante: Adalo Pinho Faria).

Conclusão - Os cristãos são como o sal que contribui para conservar e purificar o mundo (Mt 5.13). Como disse o apóstolo Paulo: Cl 4.5-6. "Andai com sabedoria para com os que estão de fora, remindo o tempo. A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um". “Temperada com sal” quer dizer “de bom gosto”. Quando Jesus disse: "Vós sois o sal da terra; e, se o sal for insípido, com que se há de salgar?". Ele está nos advertindo que devemos, sempre, influenciar e trasformar o mundo (kosmos), tirando-o de uma qualidade moral inferior para uma ética melhor, incorrupta e saudável, mesmo que sejamos em menor quantidade, assim como, o sal em pequena quantidade tem o poder purificador e preservador a partir do ítimo dos alimentos, de dentro para fora. Para isto devemos ser autênticos cristãos e darmos bom testemunho com nossos exemplos. Amém.

Um comentário:

Cléa Morais disse...

Sabe aquela leitura q toca o jeito de pensar e nos faz querer mudar para uma atitude mais cristã? Vou reler e refletir mais, algumas vezes mais, nas suas palavras de sabedoria, Pr.Djalma.