terça-feira, 23 de novembro de 2010

Os Vencedores reinarão com Cristo (I)




OS VENCEDORES QUE REINARÃO COM CRISTO


Haverá três grupos de vencedores que reinarão, na linha de frente a semelhança dos anjos no céu, como os principados e as potestades angelicais, conforme está escrito nas Santas Escrituras, assim:


a) Como disse Jesus: Mt 22.29-30; (...) "v29 Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus. v30 Porque na ressurreição nem casam nem são dados em casamento; mas serão como os anjos de Deus no céu. (...) Lc 9.62; Disse também outro: Senhor, eu te seguirei, mas deixa-me despedir primeiro dos que estão em minha casa. E Jesus lhe disse: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus". Ap 21.7 (...) "O vencedor herdará estas coisas, e eu lhe serei Deus, e ele me será filho".


b) Como disse o apóstolo Paulo mencionando, detalhamente, as posições numa ordem de funções e poder com Cristo, assim: Cl 1.16-19; (...) "O qual (Cristo) é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; 16 Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominaçöes, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. 17 E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele. 18 E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência. 19 Porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse".


c) "As coisas que são" (Ap 1.19b) ou o tempo da Igreja de Cristo Universal. Terminada a missão da Igreja Militante na terra, logo após o arrebatamento, haverá o julgamento das obras (atos de justiça dos santos Ap 16.15; 19.7-8; 22.12) dos crentes “vencedores” remidos pelo sangue de Jesus, para receberem as coroas como prêmio e graduação de glória para reinar com Cristo. Convém esclarecer para evitar confusão, que este julgamento será nas "bodas do Cordeiro" (Ap 19.7-9), no Tribunal de Cristo, antes do milênio, e só participarão os salvos em Cristo Jesus, conforme está escrito em 2ª Co 5.8-10: "v8 Mas temos confiança e desejamos antes deixar este corpo, para habitar com o Senhor. v9 Pois que muito desejamos também ser-lhe agradáveis, quer presentes, quer ausentes. v10 Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal". (Ler: 1ª Co 3.11-15; Rm 14.10-12; 1ª Ts 4.13-18; Ap 22.12). Estes “vencedores” são mencionados por Jesus nas sete igrejas no livro do Apocalipse, conforme está escrito em: Ap 2.7, 11, 17, 26, 3.5, 12, 21. Vejamos:


I - Este grupo pertence à dispensação da graça de Deus desde o Pentecoste até ao arrebamento da Igreja Triunfante:


i. Os crentes vencedores pertencentes à Igreja Triunfante. Ap 3.10-12. (...) v10 "Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra. v11 Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa. v12 Ao vencedor, fá-lo-ei coluna no santuário do meu Deus, e daí jamais sairá; gravarei também sobre ele o nome do meu Deus, o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém que desce do céu, vinda da parte do meu Deus, e o meu novo nome". Ler: 2.7; 2.11; 2.17; 2.26; 3.5; 3.12; 3.21.


II - Estes dois grupos abaixo pertencem ao remanescente da grande Tribulação:


ii. Os vencedores de todas nações perseguidos pela besta na grande Tribulação. Ap 7.9-17; " (...) v9 Depois destas coisas olhei, e eis aqui uma multidão, a qual ninguém podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, que estavam diante do trono, e perante o Cordeiro, trajando vestes brancas e com palmas nas suas mãos; (...) v13 E um dos anciãos me falou, dizendo: Estes que estão vestidos de vestes brancas, quem são, e de onde vieram? v14 E eu disse-lhe: Senhor, tu sabes. E ele disse-me: Estes são os que vieram da grande tribulação, e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro. v15 Por isso estão diante do trono de Deus, e o servem de dia e de noite no seu templo; e aquele que está assentado sobre o trono os cobrirá com a sua sombra. v16 Nunca mais terão fome, nunca mais terão sede; nem sol nem calma alguma cairá sobre eles. v17 Porque o Cordeiro que está no meio do trono os apascentará, e lhes servirá de guia para as fontes das águas da vida; e Deus limpará de seus olhos toda a lágrima ". Ap 7.15-17.


iii. Os vencedores remanescentes de Israel que foram martirizados pelo Anticristo. (...) Ap 11.18-19; "v18 Na verdade, as nações se enfureceram; chegou, porém, a tua ira, e o tempo determinado para serem julgados os mortos, para se dar o galardão aos teus servos, os profetas, aos santos e aos que temem o teu nome, tanto aos pequenos como aos grandes, e para destruíres os que destroem a terra. v19 E abriu-se no céu o templo de Deus, e a arca da sua aliança foi vista no seu templo; e houve relâmpagos, e vozes, e trovões, e terremotos e grande saraiva." Ap 12.11; "v11 Eles, pois, o venceram por causa do sangue do Cordeiro e por causa da palavra do testemunho que deram e, mesmo em face da morte, não amaram a própria vida"Ap 15.2-3; "v2 Vi como que um mar de vidro, misturado de fogo, e os que venceram a besta, a sua imagem e o número do seu nome, que estavam em pé sobre o mar de vidro, com as harpas de Deus. v3 Cantavam o cântico de Moisés e o cântico do Cordeiro: (Ap 13.5-8; 14-18; 15.2-3; 20.4-6)


O JULGAMENTO DAS OBRAS DOS CRENTES NO TRIBUNAL DE CRISTO



Os “Vencedores” comparecerão ante o tribunal de Cristo para receberem as coroas – Haverá um grupo especial dos “vencedores” para reinar com Cristo como co-herdeiros do Reino de Deus. Como disse o apóstolo Paulo: (...) "v16 O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. v17 E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados. v18 Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada". Rm 8.16-18. (Ler: Mt 19.28-30; 1ª Co 6.2-3; Ap 1.6; 20.4, 6).



AS PROMESSAS DOS GALARDÕES OU DAS COROAS AOS VENCEDORES




Os galardões serão classificados como "coroas" sibolizando autoridade e poder delegados pelo Rei dos Reis e Senhor dos senhores - Cristo Jesus - para reinar. Vejamos algumas delas como está escrito, assim:



a) Coroa da vida: "Bem-aventurado o homem que suporta a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam" Tg 1.12. (...)" Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida".Ap 2.10.


b) Coroa incoruptível: "(...) v25 E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível. v26 Pois eu assim corro, não como a coisa incerta; assim combato, não como batendo no ar. v27 Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado". 1ª Co 9.25-27.


c) Coroa de glória: "(...) v2 Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganáncia, mas de ánimo pronto; v3 Nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho. v4 E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa da glória". 1ª Pe 5.2-4.


d) Coroa da justiça: "(...) v7 Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. v8 Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda". 2ª Tm 4.7-8.


e) Coroa de gozo: "(...) v19 Porque, qual é a nossa esperança, ou gozo, ou coroa de glória? Porventura não o sois vós também diante de nosso Senhor Jesus Cristo em sua vinda?
20 Na verdade vós sois a nossa glória e gozo".
1ª Ts 2.19-20.


Assim se cumprirá com todos os "vencedores" que lutaram legitimamente como servos fieis no Reino de Deus, como está escrito assim: "(...) Igualmente, o atleta não é coroado se não lutar segundo as normas". 2ª Tm 2.5 (Continua) >>>


Nenhum comentário: