quarta-feira, 4 de maio de 2011

Jesus Cristo é o mesmo, eternamente


JESUS É O MESMO ONTEM, HOJE E SEMPRE...

Textos bíblicos: Disse Jesus: "Eu sou o Alfa e o Omega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso". Ap 1.8 (...) "Eu sou o Alfa e o Omega, o princípio e o fim, o primeiro e o derradeiro". Ap 22.13, (...) "Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida". (Jo 8..24)

Introdução. Tudo o que é eterno é absoluto, imutável, invariável, não muda, como está escrito: "Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente". Hb 13.8. Esta é a característica e a essência do nosso Deus eterno. Assim Jesus Cristo se declara como o mesmo, o eterno, ontem, hoje e para sempre. A sua Palavra, portanto, é a verdade absoluta, invariável que expressa a sua vontade absoluta para sempre. Como ele mesmo disse: “O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar”. Mt 24.35. “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim”. Jo 14.35. A imutabilidade e a eternidade de Deus se define na Bíblia assim: "E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós". (...) "este é meu nome eternamente, e este é meu memorial de geração em geração"". Êx 3.14-15.

Vejamos como Jesus expressou sua divindade eterna por meio das seguintes metáforas:

1-Eu sou o Pão da Vida. Metáfora onde Jesus se revela como o pão da vida o qual é o seu próprio corpo santo que foi crucificado na cruz do calvário, para nos dar a vida eterna, assim: “E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede. Jo 6.35 (...) Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo. Jo 6.51.

2-Eu Sou a Luz do mundo. Metáfora onde Jesus se revela como a luz do mundo, que é a verdade do evangelho que esclarece e liberta do pecado todo aquele que crê Nele, assim: “Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens. E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam.Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. (...) Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. Jo 1.2-3, 11,12 (...) Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida”. Jo 8.12. (...) “Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo”. Jo 9.5

3-Eu Sou a Porta das ovelhas. Nesta metafóra Jesus se revela como a porta salvadora das ovelhas para os que creem em Seu nome, assim: “Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas, se alguem entrar por mim, salva-se-á, e entrará, e e sairá, e achará pastagens". Jo 10.9

4-Eu Sou o Bom Pastor. Metáfora onde Jesus diz ser o "Bom Pastor" que deu a Sua vida inocente na cruz do calvário para dar a vida eterna às suas ovelhas, assim: "Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas". Jo 10.11 “Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido” Jo 10.14. (...) "As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; mas vós não credes porque não sois das minhas ovelhas, como já vo-lo tenho dito. As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; e dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai. Eu e o Pai somos um". Jo 10.27-30

5-Eu Sou a ressurreição e vida. Jesus se declara como a "ressurreição e a vida", e garante-nos a nossa ressurreição e a vida eterna como o Senhor Deus Todo-Poderoso, e dono da vida eterna, provando isto com a ressurrreiçao de Lázaro já morto desde quatro dias, assim: “Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá. E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto?" Jo 11.25-26, (...) "e, tendo dito isto, clamou com grande voz: Lázaro, sai para fora. E o defunto saiu, tendo as mãos e os pés ligados com faixas, e o seu rosto envolto num lenço. Disse-lhes Jesus: Desligai-o, e deixai-o ir". Jo 11.43-44.

6-Eu Sou o caminho a verdade e a vida. Nesta metáfora Jesus se declara como "o caminho, a verdade, e a vida", como o único meio do pecador arrependido voltar-se para Deus, assim: “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” Jo 14.6

7-Eu Sou a Videira Verdadeira. Com a metáfora da "Videira Verderia", Jesus revelá-nos que somos dependentes dEle, como membros da Sua Igreja Universal, assim como os ramos da vidiera dependem da seiva, da raiz, do tronco, e do Pai como o agricultor da Vinha, assim: "Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado. Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem. Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito. Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos". Jo 15.1-8.

8-"Eu Sou o que sou". Jesus revela aos judeus a Sua preexistência e a Sua eterniade, dizendo que antes que Abrão existisse, Ele disse: "Eu Sou", assim: "(...) Abraão, vosso pai, exultou por ver o meu dia, e viu-o, e alegrou-se. Disseram-lhe, pois, os judeus: Ainda não tens cinqüenta anos, e viste Abraão? Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou". Jesus se identifica aos judeus assim, como Deus já havia dito a Moisés que o Seu nome eternamente era e é, o"Eu Sou o que Sou", assim: (...) "Então disse Moisés a Deus: Eis que quando eu for aos filhos de Israel, e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me disserem: Qual é o seu nome? Que lhes direi? E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós". (...) este é meu nome eternamente, e este é meu memorial de geração em geração". Êx 3.13-15. (...) "Disseram-lhe, pois, os judeus: Ainda não tens cinqüenta anos, e viste Abraão? Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou". J0 8.57-58

Conclusão. A segurança da nossa fé e convicção está naquEle e na Sua Palavra que não muda, pois, Ele é o Eterno, o Absoluta, o imutável, que não muda em quem podemos confiar, como está escrito: “Eu sou o Alfa e o Omega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso.” Ap 1.8 (...) E eu, quando vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo-me: Não temas; Eu sou o primeiro e o último; E o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno.” Ap 1.17-18. Por isso, quem crê nEle participa da sua essência divina e tem a vida eterna com Ele na eternidade. Ler: Hb 13.8. Jo 5.24; 2ª Pe 1.4. "Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida". Prezado leitor, você não quer vir a Jesus e aceitá-Lo como o "Bom Pastor" que deu a Sua vida inocente na cruz do calvário para nos salvar, como salvou o ladrão da direita na cruz?, assim: "E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino. E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso". Lc 23.42-43. (Ler: Jo 5.24; Rm 8.1-2). Pr. Djalma Pereira

8 comentários:

Anônimo disse...

Já foram enviados mais de 1 Milhão de emails aos Senadores contra a 'Lei da Mordaça Gay'. Preserve o futuro de nossos Filhos. Entre aqui para enviar o seu: http://vaticano-on-line.blogspot.com/

PR. GILMAR NERY SALES & PRA. GECILENE MARIA SALES disse...

Querido Pastor a Paz do Senhor, quero parabenizá-lo pela edificante página. Ela cumpre um propósito, quando se propõe a anunciar as boas novas do REINO DE DEUS.

Deus te abençoe e continue te usando para a glória do seu poderoso nome.

Pr. Gilmar Nery


gnerysales.blogspot.com

Hugo Domingos disse...

Ola que bom ver mais um blog mostrando quem é o unico caminho a verdade e a vida entrem no meu tambem www.jcosalvador.blogspot.com

Djalma Pereira disse...

Pr Gilmar Nery
A paz do Senhor!
Grato pelo seu comentário
Fico feliz em saber que a mensagem do reino de Deus está alcançando até os confins da terra. (At 1.8)
Fraternalmente
Pr Djalma

Djalma Pereira disse...

Prezado ir Hugo Otávio
A graça e a paz do Senhor!
Obrigado pelo seu bondoso comentário
Vou acessar o seu blog para enriquecer mais meus conhecimentos evangélicos
Receba meu abraço fraternal
Pr Djalma

Djalma Pereira disse...

Vaticano on line - Votei contra a PL-122 da mordaça Gay
É uma abominação contra Deus como escreveu o apóstolo Paulo, assim:"Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus". 1ª Co 6.10.
Pr Djalma

Unknown disse...

Excelente!!

Unknown disse...

Que maravilha...Está mensagem enriqueceu o meu conhecimento e o meu coração.. Glória a Deus...Deus lhe abençoe Pr.DJalma...Um abraço do PB.Eroides Correia de Palmas-Pr.