sábado, 3 de maio de 2008

O PRÍNCIPE DO REINO DAS TREVAS (I)



I - ORIGEM DO SISTEMA MALÍGNO DE SATANÁS:

Satanás é um anjo caído, chamado pelos judeus de Belzebu, príncipe dos demônios ( Mt 9:34; 12:24). Jesus o chamou de o príncipe deste mundo organizado (Kosmos), (Jo 12:31; 14:30), e decretou seu julgamento, dizendo: “E quando ele (o Consoladdor) vier, convecerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo, (...) Do juízo porque já o príncipe deste mundo está julgado”. (Jo 16:8, 11). São Paulo chamou-o de “o príncipe das potestades do ar, (...) que opera agora nos filhos da desobediência”. (Ef 2:2b). Assim, podemos deduzir que Satanás é o príncipe regente de uma hierarquia organizada de anjos rebeldes (caídos) chamados demônios. (Ef 6:11-12; Ele é também chamado de “o dragão vermelho que levou após sí a terça parte dos anjos caídos, lançando-os sobre a terra”, (Ap 12:4, 7), tornando-se, assim, o sistema organizado onde Satanás reina... O apóstolo João também confirma o mesmo pensamento, dizendo: “Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo (kosmos) está no maligno” (1ª Jo 5:19). Quando da tentação de Jesus no deserto, Satanás se revelou como príncipe deste mundo, falando assim: “(...) e mostrou-lhe todos os reinos do mundo (kosmos), e a sua glória. E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostado, me adorares” (Mt 4:8-10). É claro que, diante desse insulto, Jesus o expulsou da sua presença, conforme está escrito em Mt 4:10: “Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás”. Este sempre foi o desejo de Satanás desde o princípio, ser adorado como Deus, conforme está escrito em Ez. 28:13-19, Is. 14:12 -20, e 2ª Ts 2:4; Ap 13:4,8,15.

II - A POSIÇÃO, O PECADO E A QUEDA DE SATANÁS

a) A posição original de Satanás:

É assim que a Bíblia registra a sua posição original: “Estavas no Éden, jardim de Deus. Eras um querubim ungido para proteger, (...) no monte santo de Deus, (...) perfeito eras nos teus caminhos desde o dia em que foste criado, até que se achou iniquidade em ti” (Ez 28:13-15).

b) O pecado e queda de Satanás:

O princípio da sua rebelião e queda está firmado na exaltação, na soberba, na desobediência, na mentira e no orgulho pessoal, como está escrito em Is. 14:13-14. a) “Eu subirei ao céu”. (...) “acima das estrelas (anjos) de Deus exaltarei o meu trono”. "(...) no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do Norte”, ou assembléia dos anjos, "(...) subirei acima das mais altas nuvens”. Queria usurpar a glória de Deus: "(...) serei semelhante ao Altíssimo”, caracterizando uma falsa imitação de Deus. Queria ser igual a Deus possuidor do céu e da terra. O seu pecado é chamado por Paulo, em 1 Tm 3:16, de orgulho (soberba) ou “condenação do Diabo”, e “mentiroso e pai da mentira”, por Jesus em Jo 8:44b.

c) Punição e juízo contra Satanás:

Segundo a Bíblia, ele foi julgado e punido por Deus, conforme podemos ver a seguir:

1) Foi expulso de sua posição original no Céu. (Ez 8:16;

2) Julgamento pronunciado no Eden (Gn 3:14-15);

3) Julgado na Cruz (Jo 12:31; 16:11);

4) Será expulso dos lugares celestiais, com seus anjos caídos, na metade da tribulação. (Ap 12:9, 13); 5) Será preso no abismo no início do Milênio (Ap 20:1-3);

6) Será lançado no lago de fogo para sempre (geena) ao fim do milênio (Ap 20:10). (Esboço baseado na Bíblia Anotada).

Apesar dele (Satanás) já está julgado, ainda influencia no sistema malígno organizado do mundo pecaminoso, através "das potestades, dos principados das trevas deste século e das hostes epirituais da maldade, nos lugares celestiais" (Ef 6.12), até que venha o segundo advento de Jesus Cristo para reinar. (II Ts 2.4-12). Como disse o apóstolo João em sua I epístola assim: "(...) que todo mundo (kosmos) está posto no malígno" (I Jo 5.19b). É por isto que o crime organizado, a corrupção generalizada e a destruição dos valores éticos cristãos, são abundantes na sociedade caótica da pós-modernidasde. Continua>>>

Nenhum comentário: