quarta-feira, 11 de junho de 2008

Escatologia - Acontecimentos Finais das Profecias (I)



INTRODUÇÃO

Toda revelação bíblica do plano eterno de Deus, desde o Gênesis até o Apocalipse, se encerra com o cumprimento das profecias escatológicas reveladas no livro de Apocalipse - revelação de Jesus Cristo dada ao apóstolo João - quando ele (João) estava preso na ilha de Pátmos por causa do testemunho de Jesus Cristo. (Ap 1.1). O coroamento de toda profecia escatológica só se completará com o segundo advento de nosso Senhor Jesus Cristo, com poder e grande glória, para reinar. (Mt 24.29-31; 25.31-46; Jd 14). Assim culminará o círculo completo da vitória de Jesus Cristo conquistada na cruz e na Sua ressurreição, (Mt 28.16-20), como está escrito: "E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto Jesus subia, eis que junto deles se puseram dois varões vestidos de branco, os quais lhes disseram: Varões galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesús, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir". (At 1.10-11). "Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso". (Ap 1.7-8).


O estudo das profecias das Últimas Coisas, ou Coisas Finais, é chamado de ESCATOLOGIA. No grego a palavra é formada de duas palavras: escathos – posterior, final, e logia – estudo, ensino.
Foi o profeta Isaias que previu o resultado total da Obra de Cristo Jesus no calvário, - (Is 53.11a) "(...) o trabalho de sua alma ele (Jesus) verá, ficará satisfeito (...)" - que só se completará após o arrebatamemto da Igreja Triunfante, o milênio, o juizo final, a prisão eterna de Satanás com todos seus companheiros, e a entrada na era da eternidade, isto é, "(...) quando tiver entregado a Deus, ao Pai, e quando houver aniquililado todo o império, toda potestade e força, (...) até que haja posto todos inimigos debaixo de seus pés". (1ª Cor 15.23-25). Ler: Is 53.10-11; 1ª Cor 15.20-28, Ap 19.11-21; 20.11-15; caps. 21 e 22.

Esses acontecimentos futuros e o nosso estado eterno futuro serão abordados, tendo em vista, o centro dos “acontecimentos proféticos futuros”, sobre estes pontos principais, que comentaremos resumidamente. Dividiremos este assunto em duas partes, no Antigo e no Novo Testamento, a saber:

I – NO VELHO TESTAMENTO:

1) A estátua do sonho do Rei Nabucodonoso. Foi interpretado pelo profeta Daniel, que descreve profeticamente a seqüência dos impérios mundiais e a sua destruição por Cristo, por ocasião da Sua segunda vinda, período que se chama de “os tempos dos gentios”. Dn 2:31-45; 7:1-28; Mt 20:33-46; Lc 21:24; Rm 11:25; Ap 13:1-10; 16:13-19;

2) A septuagésima semana profética de Daniel do “fim dos tempos”: (Dn 9:24-27) A qual corresponde ao período da tribulação, dividido em duas metades de três anos e meio. (Dn 12.11-12; Mt 24.15-35; Lc 21.24; Rm 11.25; Ap 11.2; 12.6,14)

3) O trono de Davi. Conforme consta nas profecias de: II Sm 7:12-16; Sl 2; 89:34-37; 110; Is 9:6,7.

II – NO NOVO TESTAMENTO:

1) A Pessoa de Cristo Jesus. Como o Messias se assentará no trono chamado de “o trono de Davi”, para exercer o governo milenial: Dn 7:9-14; Hb 1.-13; Lc 1:31-33; Mt 25:31-32ss.; Fl. 2:9-11; I Co. 15:23-28; Ap 19:11-16; 20:6.

2) A iminência – A supresa do segundo advento de Cristo. “Mas a respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus...” (Mt 24.36). Exortação à vigilância: Mt 24:36-51; 25:1-13; Mc 13:32-37; Lc 21:34-36; 12:42-48; I Co 4:2; I Ts 3:13; 5:23; I Jo 2:28; 3:1-3; Ap 22:12.

3) Período da Igreja Universal ou tempo do Evangelho da graça de Deus. Como disse o apóstolo Paulo: “(...) contanto que cumpra com alegria, e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do Evangelho da graça de Deus” (At 20.24). Lc 21.24; Rm 11.25. Este é o PARÊNTESE ESCATOLÓGIGO, definido no livro de Apocalipse como “as coisas que são (...) Ap 1.19a.

4) O arrebatamento da Igreja Triunfante - O Mistério oculto, não estava revelado no Velho Testamento, o qual o foi só no Novo testamento, pois, Jesus ainda não tinha sido crucificado e ressuscitdo para ser o fundamento da Igreja, (Mt 16.17-18; 1ª Cor 3.11). Como disse Paulo: “(...) Eis que vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta (...). (Mt 24:36-41; Lc 17:25-37; Jo 14:1-3; 1ª Co 15:51-58; 1ª Ts 4:13-18; 5:1-10).

5) O julgamento dos salvos no tribunal de Cristo, para receber os galardões e as coroas. Aqui não há condenados, mas sim, somente salvos vencedores, galardoados para receber posição de glória e poder para reinar com Cristo Jesus, como reinos e sacerdotes. Como está escrito: "E, eis que cedo venho, e o meu galadão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra". Ap. 21; 22. Ler mais: I Cor 3.11-15; 9.24-27; II Tm 4.7-8; Tg 1.12; Ap 2.10b; Pe 5.3-4; II Cor 5.10; II Jo 8.

6) A Parousia - A volta de Jesus, como Rei Filho de Davi, à terra no final da tribulação, para reinar. (“...) mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos” (Ap 20.6b). Ler:Zc. 12:10; 13.7-9;14:4-15; Is 29:6; Mt 24:29-31; Jo 18.33-37, 19.14; Ap 1:7; 16:15-19; Jd 14

7) Julgamento das nações vivas. Quando Cristo (como Filho do homem) voltar à terra, depois da tribulação para julgar as nações existes nesse tempo, e, após, dar entrada no milênio: Mt 25:31-46.

8) O milênio ou reino milenar - O modelo e o padrão do reino milenar de Cristo sobre a terra, durante mil anos: "Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na pfimeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo; e reinarão com ele mil anos". (Ap.20.6). Ler: Dt 28:13; Is 11:1-16; 52; 65:18-25; Zc 8:20-23; Ap 20:1-6.

9) O juízo final do trono branco. Depois do reino milenial, todos os condenados que não aceitaram a graça de Deus em Cristo Jesus como Salvador e Senhor, serão julgados segundo as suas obras de pecados e serão lançados no lago de fogo e enxofre que é a segunda morte. Como está escrito: “E vi um grande trono branco e o que estava assentado sobre ele, (...), e vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante do trono, e abriram-se os livros. (...) e os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, (...) e foram julgados cada um segundo as suas obras. E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte. Aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo”. (Ap 20.11-15).

10) A era da eternidade - Fim do que compreendemos por tempo, e, início da eternidde que não terá mais fim. I Co. 15:24-28

Neste “resumo escatológico” nos reportaremos, principalmente, aos livros do Antigo Testamentode: Daniel, Salmos, Isaias, Zacarias, e, do Novo Testamento, especificamente, de Mateus, (Cap. 24 e 25), Lucas, (Cap. 21), Apocalipse, e de algumas epístolas dos apóstolos Paulo e Pedro, " (I Ts 4:1-18; 5:1-10; II Ts. 2:1-11; II Pd 3:1-15). (Continua>>>>)

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