quarta-feira, 25 de junho de 2008

Escatologia - Jesus reinará no trono de Davi (V)


a) O TRONO DE DAVI SERÁ RESTABELECIDO COM A VOLTA DE CRISTO


Profecia de Zacarias vaticinando como o Rei Messiânico entraria em Jerusalém, há cerca de 520 anos antes de Jesus nascer em Belém. Zc 9.9 "- Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que o teu rei virá a ti, justo e Salvador, pobre e montado sobre um jumento, sobre um asninho, filho de jumenta".

Jesus sabia o que estava fazendo para que se cumprissem as Escrituras, conforme Mt 21.2-5. "Ide à aldeia que está defronte de vós e logo encontrareis uma jumenta presa e um jumentinho com ela; desprendei-a e trazei-mos. 3. E, se alguém vos disser alguma coisa, direis que o Senhor precisa deles; e logo os enviará. 4. Ora, tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta, que diz: 5. Dizei à filha de Sião: Eis que o teu Rei aí te vem, humilde e assentado sobre uma jumenta e sobre um jumentinho, filho de animal de carga".

A perenidade do trono de Davi previsto nas profecias do Antigo Testamento: II Sm 7:12-17 - 12. "Quando teus dias forem completos, e vieres a dormir com teus pais, então, farei levantar depois de ti a tua semente, que procederá de ti, e estabelecerei o seu reino. 13. Este edificará uma casa ao meu nome, e confirmarei o trono do seu reino para sempre. 14. Eu lhe serei por pai, e ele me será por filho; e, se vier a transgredir, castigá-lo-ei com vara de homens e com açoites de filhos de homens. 15. Mas a minha benignidade se não apartará dele, como a tirei de Saul, a quem tirei de diante de ti. 16. Porém a tua casa e o teu reino serão firmados para sempre diante de ti; teu trono será firme para sempre. 17. Conforme todas estas palavras e conforme toda esta visão, assim falou Natã a Davi". Ler: Sal 89:34-37; Is 9:6,7.

Deus confirma que na descendência de Davi será “firmado o seu Reino para sempre”, o que se cumprirá na pessoa de Cristo no Seu segundo advento, conforme está escrito, assim: Lc 1.30-33. "Disse-lhe, então, o anjo: Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus, 31. E eis que em teu ventre conceberás, e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus. 32. Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai, 33. e reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu Reino não terá fim".

A rebelião das nações e a vitória do Messias: Salmo 2

Vamos registrar aqui um comentário importante da Bíbia anotada de Scofield sobre o Salmo 2, que monstra a ordem profética estabelecida do reino messiânico, a saber:

1) A ira e a vã imaginação dos judeus e gentios contra o Senhor Ugido: vv 1-3 - 1. "Por que se amotinam as nações, e os povos imaginam coisas vãs? 2. Os reis da terra se levantam, e os príncipes juntos se mancomunam contra o Senhor e contra o seu ungido, dizendo: 3. Rompamos as suas ataduras e sacudamos de nós as suas cordas". No primeiro Concílio da Igreja primitiva, os Apóstolos, os Presbíteros e os irmãos, reconheceram o cumprimento desta Escritura com a crucificação de Cristo Jesus, conforme está escrito em At 4.25-28.

2) O Senhor zomba deles: v 4"Aquele que habita nos céus se rirá; o Senhor zombará deles".

3) A repreensão de Deus se cumpriu na destruição de Jerualém no ano 70 d.C., com a dispersão dos judeus naquela ocasião (Lc 21.20-24); e, também, se cumprirá mais completamente na tribulação, (M t 24.29-30) - v 5 "Então, lhes falará na sua ira e no seu furor os confundirá".

4) O estabelecimento do Rei messiânico sobre Sião v 6 "Eu, porém, ungi o meu Rei sobre o meu santo monte Sião". Ler o Salmo messiânico 45: (...) "As tuas frechas são agudas no coração dos inimigos do Rei, e por elas os povos cairam debaixo de ti. O teu trono, ó Deus, é eterno e perpétuo; o cetro do teu reino é um cetro de equidade". Sl 45.5,6:

5) O decreto eterno de Deus para o Seu Filho como Rei: v 7 "Recitarei o decreto: O Senhor me disse: Tu és meu Filho; eu hoje te gerei. 8. Pede-me, e eu te darei as nações por herança e os confins da terra por tua possessão". 9. Tu os esmigalharás com uma vara de ferro; tu os despedaçarás como a um vaso de oleiro".

6) E o atual apelo aos governos mundiais: vv 10-12, "Agora, pois, ó reis, sede prudentes; deixai-vos instruir, juízes da terra. 11. Servi ao Senhor com temor e alegrai-vos com tremor. 12. Beijai o Filho, para que se não ire, e pereçais no caminho, quando em breve se inflamar a sua ira. Bem-aventurados todos aqueles que nele confiam".

Jesus nasceu em Belém de Juda, na cidade do Rei Davi, como estava profetizado Para se cumprirem as Escrituras Jesus nasceu na cidade do Rei Davi, como herdeiro do trono: Mq 5.2 - "E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre milhares de Judá, de ti me sairá o que será Senhor em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade".

O anjo Gabriel confirma que Jesus reinará eternamente na casa de Jacó (Lc 1:30-33)

O Anjo Gabriel revela a virgem Maria que Jesus é o legítimo herdeiro do trono de Davi: “Disse-lhe então o anjo: Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus; eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e por-lhe-ás o nome de Jesus. Este será grande, e será chamado Filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai. E reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim” (Lc 1.30-33)

O Anjo do Senhor confirma o nascimeto de Jesus em Belém:

O Anjo do Senhor orienta aos pastores para testemunharem o nascimento de Jesus em Belém: Lc 2.8-16; 8. "Ora, havia, naquela mesma comarca, pastores que estavam no campo e guardavam durante as vigílias da noite o seu rebanho. 9. E eis que um anjo do Senhor veio sobre eles, e a glória do Senhor os cercou de resplendor, e tiveram grande temor. 10. E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo, 11. pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor. 12. E isto vos será por sinal: achareis o menino envolto em panos e deitado numa manjedoura. 13. E, no mesmo instante, apareceu com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus e dizendo: 14. Glória a Deus nas alturas, paz na terra, boa vontade para com os homens! 15. E aconteceu que, ausentando-se deles os anjos para o céu, disseram os pastores uns aos outros: Vamos, pois, até Belém e vejamos isso que aconteceu e que o Senhor nos fez saber. 16. E foram apressadamente e acharam Maria, e José, e o menino deitado na manjedoura".

Os Apostolos e a Igreja em Jesrusalém confirmam a volta de Jesus para restabelecer o "tabernáculo de Davi caído"

Quando Jesus voltar para reinar restabelecerá o trono de Davi. - At 15.4-17: 4."Simão relatou como, primeiramente, Deus visitou os gentios, para tomar deles um povo para o seu nome. 15. E com isto concordam as palavras dos profetas, como está escrito: 16. Depois disto, voltarei e reedificarei o tabernáculo de Davi, que está caído; levantá-lo-ei das suas ruínas e tornarei a edificá-lo. 17. Para que o resto dos homens busque ao Senhor, e também todos os gentios sobre os quais o meu nome é invocado, diz o Senhor, que faz todas estas coisas"

Portanto, é o Senhor Jesus Cristo que se assentará nesse trono, como está escrito: Ler: Dn 7:9-14; Mt 25:31-32ss.; Fl. 2:9-11; I Co. 15:23-28; Ap 19:11-16; 20:6

b) A ASCENÇÃO DE JESUS E A PROMESSA DA SUA SEGUNDA VINDA

Dois anjos confirmam a volta de Cristo. Quando Jesus estava sendo elevado ao céu após a Sua ressurreição, depois de ser visto pelos seus discípulos durante 40 dias, (At 1.3), dois varões vestidos de branco, se apresentaram diante de seus discípulos, e disseram-lhes: “Varões galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o viste ir”. At 1.10-11. (Ap 1.7; 19.11-21; 22.12).

O próprio Jesus confirma a Sua volta no livro do Apocalipse, assim: Ap 1.7-8. "7. Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim! Amém! 8. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-poderoso". Breve Jesus voltará, como está escrito em Ap 22.20: "Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente, cedo venho. Amém! Ora, vem, Senhor Jesus!" Maranata! Amém!. (Continua)>>>

Nenhum comentário: