terça-feira, 15 de julho de 2008

A Iminência - Surpresa na segunda vinda de Cristo (II)


A IMINÊNCIA - SURPRESA DE ALGO PARA ACONTECER COMO UM RELÂMPAGO>

A palavra ininência vem do termo latino "iminere" que significa surpresa de algo que está prestes a acontecer. Segundo o Dicionário de Aurélio iminência quer dizer: "(...) aquilo que ameaça acontecer breve; que está em via de efetivação imediata".

A iminênciaDoutrina segunda qual o Senhor Jesus Cristo voltará a qualquer momento para arrebatar a Sua Igreja Triunfante. Como disse Jesus: Lc 17.24-25; "(...) porque, como o relâmpago ilumina desde uma extremidade inferior do céu até à outra extremidade, assim será também o Filho do Homem no seu dia. v25 Mas primeiro convém que ele padeça muito e seja reprovado por esta geração."

Jesus ensina a iminência no Seu sermão escatológico - Como disse assim: "Mt 24.36-51; (...) v36 Porém daquele Dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, mas unicamente meu Pai. v37 E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do Homem. v38 Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, v39 e não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do Homem. v40 Então, estando dois no campo, será levado um, e deixado o outro; v41 Estando duas moendo no moinho, será levada uma, e deixada outra. (...) ". (Mt 24:36-51; 25:1-13; Mc 13:32-37; Lc 21:34-36).

Jesus ensinaa a vigilância: Mt 24.42-44; "v42 Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor. v43 Mas considerai isto: se o pai de família soubesse a que vigília da noite havia de vir o ladrão, vigiaria e não deixaria que fosse arrombada a sua casa. v44 Por isso, estai vós apercebidos também, porque o Filho do Homem há de vir à hora em que não penseis". Lc 12:35-48.

Jesus adverte sobre a Sua volta iminente no último livro da Bíblia, o Apocalipse, assim: Ap 3.10-11; "v10 Porque guardaste a palavra da minha perseverança, também eu te guardarei da hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro, para experimentar os que habitam sobre a terra. v11 Venho sem demora. Conserva o que tens, para que ninguém tome a tua coroa". (...) Ap 16.15 "Eis que venho como vem o ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia e guarda as suas vestes, para que não ande nu, e não se veja a sua vergonha." (...) Ap 22.20; "Aquele que dá testemunho destas coisas diz: Certamente, venho sem demora. Amém! Vem, Senhor Jesus!"

Jesus adverte para não sermos supreendidos naquele dia": Lc 21.34-36; "v34 E olhai por vós, para que não aconteça que o vosso coração se carregue de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e venha sobre vós de improviso aquele dia. v35 Porque virá como um laço sobre todos os que habitam na face de toda a terra. v36 Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas essas coisas que hão de acontecer e de estar em pé diante do Filho do Homem".

Jesus ordenou para lembrarmos do exemplo da mulher de Ló assim: Lc 17.26-37; (...) "v28 Como também da mesma maneira aconteceu nos dias de Ló: comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam e edificavam. v29 Mas, no dia em que Ló saiu de Sodoma, choveu do céu fogo e enxofre, consumindo a todos. v30 Assim será no dia em que o Filho do Homem se há de manifestar. v31 Naquele dia, quem estiver no telhado, tendo os seus utensílios em casa, não desça a tomá-los; e, da mesma sorte, o que estiver no campo não volte para trás. v32 Lembrai-vos da mulher de Ló". (Gn 19.1-29)


O apóstolo Paulo ensina a vigilância assim:

a) Chama-a de "O Dia de nosso Senhor Jesus Cristo" conforme ele disse: - 1ª Cor 1.7-8; "v7 De maneira que nenhum dom vos falta, esperando a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo, v8 o qual vos confirmará também até ao fim, para serdes irrepreensíveis no Dia de nosso Senhor Jesus". Como também ele disse em Fp 1.6; " v6 Tendo por certo isto mesmo: que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao Dia de Jesus Cristo".

b) Como um ladrão de noite: - Tes 5.1-2; "v1 Mas, irmãos, acerca dos tempos e das estações, não necessitais de que se vos escreva; v2 porque vós mesmos sabeis muito bem que o Dia do Senhor virá como o ladrão de noite" (...).

c) Acontecerá - "como dores de parto" - quando disserem: há paz e segurança: - 1ª Tes 5.3; "v3 Pois que, quando disserem: Há paz e segurança, então, lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida; e de modo nenhum escaparão. (...) ".

d) Ante a iminência todos filhos da luz - crentes genuínos - serão poupados da "ira", assim: 1ª Tes 5.4-8; " (...) v4 Mas vós, irmãos, já não estais em trevas, para que aquele Dia vos surpreenda como um ladrão; v5 porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite nem das trevas. v6 Não durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos e sejamos sóbrios. v7 Porque os que dormem dormem de noite, e os que se embebedam embebedam-se de noite. v8 Mas nós, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e da caridade e tendo por capacete a esperança da salvação".

e) O apóstlo Paulo afirma que não fomos destinados para o dia da "ira de Deus" - a tribulação - assim: 1ª Tes 5.9-10; "(...) v9 Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para a aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo, v10 que morreu por nós, para que, quer vigiemos, quer durmamos, vivamos juntamente com ele."

Conclusão - Jesus virá de supresa como um "ladrão de noite" para raptar a Sua Igreja Triunfante, constituida de todos os genuinos cristãos em toda face da terra, tantos os que forem encontrados vivos, como também, todos os que já dormem no Senhor (que morreram em Cristo). Como disse o apóstolo Paulo assim: 1ª Cor 15.22-23; "v22 Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo. v23 Mas cada um por sua ordem: Cristo, as primícias; depois, os que são de Cristo, na sua vinda". 1ª Cor 15.51-53; "(...) v51 Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados, v52 num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. v53 Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade e que isto que é mortal se revista da imortalidade".

Qual é a tua situação para a iminente vinda do Senhor Jesus? Estás preparado? Já tens Jesus como teu Salvador suficiente, como âncora de tua alma? Oxalá que sim, para que também sejas arrebatado com todos os remidos do Senhor na Sua vinda! Ler: 1ª Ts 3:13; 5:23; 1ª Jo 2:28; 3:1-3; Jd 14; Ap 22:12. (Continua) >>>>>

5 comentários:

Mauricio Abreu de Carvalho disse...

Parabéns pelo estudo.
Que nunca percamos de vista o anseio pela volta de Cristo.
Maranata.

Um abraço

Djalma Pereira disse...

Obrigado pelo comentário. Um abraço.

Discipulos de Cristo disse...

Sempre dou uma passadinha por aqui. Admiro muito seus estudos.
Um grande abraço

Djalma Pereira disse...

Amado Pr Romildo.

Jesus nos ama muito!!!

Agradeço seu importante comentário.

Fico feliz de saber que a "memsagem da cruz" está indo até aos confins da terra... At 1.8

Receba meu fraternal abraço.

Pr Djalma

Paulo Ricardo Lopes disse...

Parabéns pela matéria. Vai ajudar muito em um sermão que estou preparando, com a ajuda do nobre Espírito Santo.

Tenho alguns estudos também. Segue o link: https://www.portalveneza.com.br/tag/paulo-ricardo-2/

Abraços e que Deus continue te iluminando!

Att,
Paulo Lopes.