segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Os Limpos de Coração, onde estão?



OS LIMPOS DE CORAÇÃO.


Disse Jesus: "Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus". Mt 5:8.


i. Quem subirá o monte santo do Senhor? Os absolutamente sinceros! A pureza de uma devoção sincera! Ver tudo com o olhar claro, sem a deturpação da volúpia, sem a distorção da avareza, sem o apego da dominação, sem a insanidade do orgulho, sem a doença da arrogância, sem a mesquinhez da prepotência... Quando se vêem as coisas e as pessoas assim, se vêem nelas a imagem e os vestígios de DEUS.
É uma velha questão, com uma velha resposta. “Quem”, pergunta Davi, subirá ao monte do Senhor? Quem há de permanecer no seu santo lugar? "O que é limpo de mãos e puro de coração" (Sl 24:3-4).


ii. Puro de coração, ou no íntimo do seu ser. Para entender ainda mais o que significa ser puro do coração precisamos atentar para o significado das duas palavras que Jesus usou neste texto: o adjetivo “puro” e o substantivo “coração”. Comecemos com o termo coração. O que a Bíblia ensina sobre a palavra coração? O que a palavra coração significa neste texto? A bíblia emprega o termo coração em dois sentidos: sentido literal e sentido figurado, espiritual.


a) No sentido natural. Refere-se ao órgão vital de onde procede a fonte da vida biolólica do sistema circulatório do sangue.


b) No sentido espiritual. No sentido figurado ou espiritual o coração representa o centro da personalidade humana, ou seja, representa a pessoa interior apontando para a sede dos pensamentos, sentimentos, motivos, propósitos e atitudes do próprio homem. Em Provérbios 4:23 lemos o seguinte: “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida”. É neste sentido espiritual que Jesus aqui, usa o termo coração. Quando Ele fala dos puros de coração, Ele está se referindo àqueles que têm um interior puro, isto é, àqueles que têm pensamentos, sentimentos, desejos, motivos e atitudes puras.


c) O sentido da palavra "puro". Agora observe o adjetivo “puro”. Tal termo é utilizado na Bíblia em três sentidos:


1 – Físico ou higiênico, no sentido de limpar, lavar, higienizar, etc.
2 – Cerimonial, caracterizado por rituais de purificação externa.
3 – Espiritual ou moral, caracterizado pela pureza ética, um comportamento integro, pensamentos, motivos e atitudes sinceras no relacionamento com DEUS e o próximo. A pureza de coração não é uma qualidade natural do homem, mas é resultado da obra graciosa de DEUS na vida do cristão.


d) O homem natural já nasce com a natureza corrompida. A verdade é que todos nós nascemos com um problema sério de “coração” que é o pecado que herdamos de Adão e Eva. Nascemos com um coração corrompido. Nossos pensamentos, sentimentos, desejos e motivações são inclinados para o pecado (Jr 17:9; Mc 7:21-23). Todos somos impuros por natureza. Como disse o apóstolo Paulo: "Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram". (Rm 5.12). De nós mesmos não podemos nos tornar puros. Somente DEUS pode nos purificar de toda esta imundícia espiritual. Davi reconheceu isto como está escrito no Sl 51:10: " Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável".


e) Só Jesus pode purificar ou regerar o coração do homem. A Bíblia nos orienta sobre a responsabilidade de desejarmos um coração puro, de buscarmos a purificação de nosso coração (2ª Co 7:1; Tg 4:8). Para que esta purificação venha a acontecer só existe um caminho, o sangue de Jesus, como está escrito assim: "Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado". (1 Jo 1:7).


f) Jesus requer de seus discpipulos pureza autêntica. Como disse Jesus a todos: "Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me" (Lc 9.23). Jesus não quer que seus discípulos demonstrem uma pureza meramente externa, Ele requer pureza de coração, um interior limpo. Ele requer que o cristão seja destituído de toda hipocrisia e aparência de santidade exterior e, que se viva em sinceridade e integridade. Os puros de coração têm um coração inteiramente voltado para DEUS, ou seja, DEUS não está somente no centro de sua adoração mas também no centro de sua vida.


g) A pureza em todos os níveis. A pureza de coração deve se fazer presente em todas as esferas de nosso relacionamento, na igreja; na família; e na sociedade. Como disse o apóstolo Pedro: "v14 Como filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância; v15 pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento, v16 porque escrito está:Sede santos, porque eu sou santo". 1ª Pe 1.14-16.


i. Na igreja. Temos que nos relacionar com nossos irmãos com toda pureza. Os irmãos que são puros de coração viverão em amor e união uns com os outros. (Sl 133; 1ª Co 13).


ii. Na família. Nosso relacionamento familiar também deve ser marcado pelo mesmo principio de pureza. Os filhos que são puros de coração demonstram amor por seus pais obedecendo-lhes no Senhor. Os pais por sua vez educarão seus filhos nos caminhos de DEUS. O casal será fiel um ao outro e se amarão com ternura e respeito. (Ef 5.22-33; 6.1-4).


iii. Na vida profissional. No trabalho, os empregados farão suas tarefas com honestidade e seus patrões tratarão bem os seus empregados. Estes são princípios dos puros de coração. (Ef 6.5-9).


Conclusão. Devemos seguir o exemplo de Jesus, que foi puro e sincero em todos os seus atos, palavras e pensamentos. Ele foi totalmente puro e distituido de toda malicia e hipocrisia, sem pecado algum. Esforcemo-nos para andar como Cristo andou, com um coração puro e cheio de amor por DEUS e pelo próximo. Nunca devemos nos esquecer da promessa: somente os puros de coração verão a DEUS. Como está escrito em Hb 12.14, assim: "Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor". Amém. (Fonte: Palestrante, Adalto Pinho Faria).



Nenhum comentário: