sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Os Misericordiosos, onde estão?


OS MISERICORDIOSOS!

Disse Jesus: "Bem-aveturados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia". Mt 5:7

O QUE É A MISERICORDIA? A MISERICÓRDIA É:

1) Bondade como gratidão: Foi assim que Deus usou de misericóridia para com a meretriz Raabe que, pela fé, escondeu os espias de Israel em Jericó. Js 2.1, 14 "v1 De Sitim enviou Josué, filho de Num, dois homens, secretamente, como espias, dizendo: Andai e observai a terra e Jericó. Foram, pois, e entraram na casa de uma mulher prostituta, cujo nome era Raabe, e pousaram ali. (...) Então, lhe disseram os homens: A nossa vida responderá pela vossa se não denunciardes esta nossa missão; e será, pois, que, dando-nos o Senhor esta terra, usaremos contigo de misericórdia e de fidelidade". (Hb 11.31)

2) Bondade como amor, graça e perdão de Deus. No cristão a misericórdia se manifesta assim: no perdão, na proteção, no auxílio, no atendimento às súplicas dos enfermos, dos necessitados, das viúvas, dos órfãos, no socorro aos atrribulados, visitas aos presidiários, etc. No perdão, assim: Nm 14.19,"v19 Perdoa, pois, a iniqüidade deste povo, segundo a grandeza da tua misericórdia e como também tens perdoado a este povo desde a terra do Egito até aqui".

3) Como perdão ao suplicante. Sl 4.1,"Responde-me quando clamo, ó Deus da minha justiça; na angústia, me tens aliviado; tem misericórdia de mim e ouve a minha oração". Ler: A parábola do "Fariseu e do Publicano", em Lc 18.9-14.

4) Como um princípio eterno de Deus. Êx 20.6; (...) "faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos". Como Jesus ensinou na parábola do "Bom Samaritano". Ler: 9.25-37.

5) A misericórdia de Deus dura eternamente.
Essa disposição de Deus se manifestou desde a criação e acompanhará o seu povo até o final dos tempos: Lc 1.49-50, "v49 porque o Poderoso me fez grandes coisas. Santo é o seu nome. v50 A sua misericórdia vai de geração em geração sobre os que o temem". Sl 136.1, "1Rendei graças ao Senhor, porque ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre".

6) Virtude pela qual o cristão é bondoso para com os necessitados. Tg 1.27, "v27 A religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e a si mesmo guardar-se incontaminado do mundo. (...) Tg 2.13, "Porque o juízo é sem misericórdia para com aquele que não usou de misericórdia. A misericórdia triunfa sobre o juízo".

7) A misericordia no coração humano. A misericórdia é uma qualidade que não é totalmente desconhecida, mesmo num mundo de homens basicamente egoístas. Mas esta é uma misericórdia seletiva e inconstante, que não se baseia no princípio de Deus. E não é uma disposição decidida do coração e do caráter. O mesmo homem que é capaz de compaixão ocasional, ainda acha os sofrimentos dos outros muito incômodos e a vingança muito vitoriosa.

8) A misocórdia segundo Jesus. A misericórdia que Jesus elogia vem da percepção penetrante da necessidade desesperada que a própria pessoa tem de misericórdia, não simplesmente a dos homens, mas especialmente a de DEUS. Jesus teve misericórdia do cego de Jericó, assim: Lc 18.35-43. (...) "v38 Então, ele clamou: Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim! v39 E os que iam na frente o repreendiam para que se calasse; ele, porém, cada vez gritava mais: Filho de Davi, tem misericórdia de mim! v40 Então, parou Jesus e mandou que lho trouxessem. E, tendo ele chegado, perguntou-lhe: v41 Que queres que eu te faça? Respondeu ele: Senhor, que eu torne a ver. v42 Então, Jesus lhe disse: Recupera a tua vista; a tua fé te salvou".

9) O misecordioso sente no coração a desgraça alheia. O misericordioso também vê a desgraça do outro como sua própria. O mal do outro lhe dói como se fosse seu. Como Jesus teve compaixão do jovem pocesso desde a infância, assim: Mc 9.14-29. (...) v21b Há quanto tempo isto lhe sucede? Desde a infância, respondeu; v22 e muitas vezes o tem lançado no fogo e na água, para o matar; mas, se tu podes alguma coisa, tem compaixão de nós e ajuda-nos. v23 Ao que lhe respondeu Jesus: Se podes! Tudo é possível ao que crê. v24 E imediatamente o pai do menino exclamou (com lágrimas): Eu ceio! ajuda-me na minha falta de fé. (...) v25 Disse Jesus: Espírito mudo e surdo, eu te ordeno: Sai deste jovem e nunca mais tornes a ele. v27 (...) Jesus tomando pela mão, o ergueu, e ele se levantou".

10) Há dois tipos de desgraças: Duas desgraças atingiram a humanidade, a material e a espiritual, devido a isto são necessárias duas misericórdias:

a) a misericórdia material que procura atender os males materiais, e,

b) a espiritual que se dói e aflige com os pecados alheios.

11) Avaliando os dois tipos de misericórdia: Vamos testar o quanto somos misericordiosos material e espiritualmente falando.

a) Misericórdia material – Quando foi a última vez que você deu um prato de comida, vestiu, abrigou a alguém? A última esmola dada? A última cesta básica dada a uma família necessitada, você se lembra? Quantas pessoas você agasalhou por se apiedar de vê-las morrendo ao relento de frio? Quantos frascos de remédio você deu àqueles que não podem comprá-los?

b) Misericórdia espiritual – Quantos filhos na fé você possui, ou ganhou para Jesus? Quantos visitantes você levou à Igreja este ano? Sua oferta para missões é deferenciada? Para quantas pessoas não evangélicas você falou de Jesus (evangelismo), este ano? Qual o seu comportamento em relação aos novos convertidos? Você ora pelos missionários diariamente? Etc. (Fonte: Palestrante, Adalto Pinho Faria).

Conclusão. Quem é, verdadeiramente, misericordioso como um autêntico cristão, é um bem-aventurado, agora e eternamente, porque disse Jesus assim: Mt 5.7,"Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia". Amém.

Nenhum comentário: