sábado, 21 de novembro de 2009

Falar somente a verdade.


Os cristãos de palavra, naturalmnte, devem falar somente a verdade. Como disse Jesus: "Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência malígna". Mt 5:37.

Integridade! Significa qualidade de íntegro; inteireza moral; retidão. A palavra deriva-se do latim, (integritate) denotando o estado de algo com todas as suas partes intactas. Uma pessoa integra demonstra através de seus atos e palavras retidão, imparcialidade, inocência e pureza.

i. A hipocrisia ou fingimento. Quem disfarça, dissimula e teatraliza seus comportamentos não tem parte com Jesus. Não é a quantidade de erros que determina a grandeza de um discípulo, mas sua capacidade de reconhecê-los. Uma pessoa podia ter mil defeitos, mas se tivesse a coragem de admiti-los e procurasse corrigi-los, esta sim, teria parte com Ele. Jesus aceitava todos os defeitos dos seus discípulos, mas não admitia que eles não fossem transparentes, nem hipócritas. O único que não aprendeu esta lição foi Judas Iscariotes.

ii. Para os nossos antigos pais a palavra empenhada era a própria honra. Quero me lembrar também que houve uma época em que não existiam promissórias, cartórios, boletos, etc. A palavra era o único documento necessário em uma transação. Bons tempos aqueles porque hoje, o que se vê de “falsos cristãos” com os nomes sujos na praça é muito triste.

iii. Diga sempre a verdade, custe o que custar. "Sim, sim; Não, não". (Mt 5.37b). Outro enfoque deste versículo é dado sobre a verdade. Diga sempre a verdade, porém faça isto com amor e consideração.

iv. A fonte da verdade é Jesus. Disse Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim". Jo 14.6. A Palavra de Deus é a expressão da pura verdade, como disse Jesus, assim: (...) "Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade" Jo 17.17. (Palestrante: Adalto Pinho Faria).

v. A verdade. O que é a verdade? Segundo o minidicionário de Luft verdade significa exato, real, certo, autêntico, sincero. É, portanto, tudo que é contrário a falsidade ou o fingimento. Vejamos:

1) Conformação da afirmativa com a realidade dos fatos, assim "O que diz a verdade manifesta a justiça, mas a falsa testemunha diz engano". Pv 12.17. Como disse o apóstolo Paulo: "Pelo o que deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros". Ef 4.25. (Ler: Pv 6.16-19).

2) Fidelidade. Está escrito assim: "(...) Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida". Ap 2.10b. (Ler: Gn 24.27; Sl 25.10).

3) Jesus é, em pessoa, a expressão do que Deus é a verdade absoluta. Disse Jesus: "(...) Eu sou a verdade (...)". (Jo 14.6b).

4) “Na verdade” ou “em verdade” é a expressão usada por Jesus para introduzir uma afirmativa de verdade divina, assim: "Na verdade, na verdade vos digo quem ouve a minha a palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida". Jo 5.24. (Mt 5.18).
vi. A mentira. O que é a mentira? A mentira é o contrario da verdade. É enganar com palavras falsas negando a verdade.

vii. A partenidade satânica da mentira. O pai da mentira é o Diabo conforme disse Jesus: "Vós tendes por pai o diabo, e queres satisfazer o desejo de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não há verdade nele. "Quando ele profere a mentira fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira". Jo 8.44. Portanto, falar mal do próximo com difamação, mentindo, é o chanado "pecado da maledicência". Ler: Tg 3.1-12.

Conclusão. Há seis coisas que Deus aborrece e a sétima Ele abomina - a mentira -, como está escrito em Pv 6.16-19: "(...) Olhos altivos, língua mentirosa, Pv 6.17a, (...) testemunha falsa que profere mentiras", Pv 6.19a. (Ap 21.8). Todavia, Deus ama a verdade, porque é de sua natureza e procedência o ser a "verdade". Jo 18.37-38. Toda mentira é de procedência malígna, ou seja, do pai da mentira que é o Diabo, originalidade de todo mal. Portanto, o cristão, como filho de Deus, por consequência natural, tem que falar somente a verdade, pois é da natureza de Deus Pai e de Seu Filho Jesus Cristo nosso Senhor, o ser a pura Verdade. Temos que falar somente a verdade porque já temos habitando em nós o Espírito Santo da Verdade, (Jo 14.16-17), porque, como disse Jesus, assim: " (...) a boca fala do que está cheio o coração". Amém.

2 comentários:

Jonas Valente Sanfelice disse...

Irmão, a verdade, em nossos dias é só para aqueles que desejam negar si mesmo, estou dentro desta pequena arca, e vamos porque o diluvio de mentiras ja inundou só o mundo.

Djalma Pereira disse...

Prezado irmão Jonas.
Obrigado pelo seu importante comentário...
Na verdade são "poucos os escolhidos" discípulos de Jesus!
Fraternalmente. Pr Djalma