quarta-feira, 28 de abril de 2010

Perseverar na sã doutrina dos apóstolos



PERSEVERAR NAS TRADIÇÕES E NA DOUTRINA DOS APÓSTOLOS.

Texto básico: "E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações". At 2.42.

Introdução - Com a nova era "pós-modernidade", surgiu uma tendência às rápidas mudanças, como sendo um rolo compressor sufocando cada vez mais, rapidamente, os valores éticos tradicionais sedimentados na igreja e na sociedade, implantando em contraposição uma "nova ordem" pluralista, relativista e vulnerável. Neste contexto onde a igreja está inserida, se não ficar firme na doutrina dos apóstolos e nas suas tradições evangélicas, com embasamento numa profunda convicção doutrinária, os menos informados correm o risco de apostatarem da fé genuina e verdadeira seguindo às heréticas falsas doutrinas . Por isto que o apóstolo Paulo exorta, assim: 2ª Tm 4.3-4 - (...) "Porque virá tempo em que não sofrerão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; e desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas. "

Como devemos fazer para permanecermos fiéis? Vejamos alguns conselhos com base na Palavra de Deus:

i. Permanecer firme na fé e na doutrina. Como escreveu o mestre Judas irmão de Tiago contra os ímpios e falsos mestres, assim: Jd v 3 "Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da comum salvação, tive por necessidade escrever-vos e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos". Ler: Jd vv 3-13.

ii. Reter as tradições apostólicas e evangélicas. Segundo o dicionário de Aurélio tradição quer dizer: "Ato de transmitir ou entregar. Trasmissão de valores espirituais através de gerações". Aqueles que querem mudar a qualquer custo as tradições e valores éticos e espirituais, cedendo às pressões sociais, sempre, introduzem heresias contrariando os ensinos de Jesus e de seus apóstolos, invertendo a ordem estabelecida. Como está escrito na epístola de Judas: (...) "Porque se introduziram alguns, que já antes estavam escritos para este mesmo juízo, homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de Deus e negam a Deus, único dominador e Senhor nosso, Jesus Cristo." Jd v4. Como escreveu o apóstolo Paulo: "Então, irmãos, estai firmes e retende as tradições que vos foram ensinadas, seja por palavra, seja por epístola nossa". 2ª Ts 2.15.

iii. Reter tudo o que foi ensinado por Jesus e pelos apóstolos. A ordem de Jesus é para acautelar-se contrra os falsos mestres, assim: Mt 7. 15. "Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores. 16Por seus frutos os conhecereis". E mais o seguinte: (...) Mt 7. 24 "Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha. E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha. E aquele que ouve estas minhas palavras e as não cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia. E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda." Como disse o apóstolo Pedro, que os falsos mestres introduzem ocultamente heresias: "2ª Pe 2.1-3. E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição. E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade; e, por avareza, farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita".

iv. Que seja pela Palavra registrado nos evangelhos. Mt 24.35. Disse Jesus: " O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar". Jo 14.23-24. "Jesus respondeu e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada. Quem não me ama não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que ouvistes não é minha, mas do Pai que me enviou". (...) Jo 17.14-17. "Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, porque não são do mundo, assim como eu não sou do mundo. Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal. Não são do mundo, como eu do mundo não sou. Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade." (...) Ap 22.18-19. "Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; e, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida e da Cidade Santa, que estão escritas neste livro".

v. Que seja pelas epístolas doutrinárias dos aopóstolos. O apóstolo Paulo insiste a Timoteo com juramento contra os desvios doutrinários, assim: 2ª Tm 4.1-4. "Conjuro-te, pois, diante de Deus e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu Reino, que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina. Porque virá tempo em que não sofrerão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências (cobiças); e desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas" (...) "Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina; persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem". 1ª Tm 4.16.

vi. Que seja pelos ensinos pioneiros na mensagem pura do Evangelho. Exemplo dos ensinamentos dos apóstolos: At 2.42-43. "E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. Em cada alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos". (...) "Então, irmãos, estai firmes e retende as tradições que vos foram ensinadas, seja por palavra, seja por epístola nossa". 2ª Ts 2.15.

Conclusão. O princípio importante e prioritário é, e será sempre, permanecermos fiéis às tradições recebidas dos apóstolos, e aos ensinos de nosso Senhor Jesus Cristo registrados nas Santas Escrituras que são o nosso referencial insubistituível, imutável, eterno, e básico da nossa fé cristã, como disse o apóstolo Paulo: "De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus". Rm 10.17. Amém.

Nenhum comentário: