segunda-feira, 1 de novembro de 2010

As Respingas e os Remanescentes da Tribulação (III)


COMO SERÁ A SALVAÇÃO DOS REMANESCENTES DURANTE A TRIBULAÇÃO? (continuação)

Conforme um comentário feito na Bíblia de estudos de C. I. Scofield, o mesmo afirma que: A tribulação será um período de salvação, tanto de Israel como parte dos gentios, assim: Os eleitos de Israel serão assinalados das doze tribos de Israel (Ap 7.1-8) e, outros israelitas serão salvos por crerem em Jesus como o Messias, juntamente a uma multidão inumerável de gentios, também, salvos, remidos pelo sangue de Jesus”, (Ap 7.9-17; 12.7-18).

É importante considerar neste assunto as duas posições definidas quanto ao remanescente de Israel pertence ao sacerdócio arônico-levítico da Antiga Aliança, instituída conforme consta na Lei de Moisés e, os remidos pelo sangue do Cordeiro pertencente à Nova Aliança instituida por Jesus Cristo, Mt 26.26-29; que é o Sumo Sacerdote eterno segundo a ordem de Melquisedeque, (Sl 110.1-4). (Ap 1.5-6; 20.4-6; Hb 6.20; 7; 8; 9.6-27; 10.1-23).

Vejamos como serão os remanescentes dos salvos dentre os gentios e os Israelitas da tribulação:

I - O REMANESCENTE DOS SALVOS DA TRIBULAÇÃO

Com o arrebatamento da Igreja findará o tempo da dispensação da graça de Deus (At 20.24) e, ai então, ficará para trás uma parte do cristianismo nominal correspondente a uma respinga (remanescente), e a outra parte remanescente dos judeus que habitam no novo Estado de Israel, os quais passarão pela tribulação. (Dn 9.27). É neste tempo que haverá grande perseguição do Anticristo e do falso profeta - a Besta que emergirá da terra -, (Ler: Mt 24.15-22; Ap 12.13-18; 13.1-18; 16.13; 19.20; 20.4) contra os remanescentes dos judeus e dos gentios que se converterão durante a tribulação, a saber:

a) Os que ficarão para trás. . Jesus comparou este evento escatológico como foi nos dias de Noé e de Ló explicando que ficará uma parte para trás como está escrito em Lc 17.20-37; 19.11-27, a saber: (...) “Assim será no dia em que o Filho do homem se há de manifestar. Naquele dia, quem estiver no telhado, tendo as suas alfaias em casa, não desça a tomá-las; e, da mesma sorte, o que estiver no campo não volte para trás. Lembrai-vos da mulher de Ló. Qualquer que procurar salvar a sua vida, perdê-la-á, e qualquer que a perder, salvá-la-á. Digo-vos que naquela noite estarão dois numa cama; um será tomado, e outro será deixado. Duas estarão juntas, moendo; uma será tomada, e outra será deixada. Dois estarão no campo; um será tomado, o outro será deixado. E, respondendo, disseram-lhe: Onde, Senhor? E ele lhes disse: Onde estiver o corpo, aí se ajuntarão as águias”

b) O renascente salvo dos gentios - Estes terão parte na segunda etapa da primeira ressurreição, durante a segunda metade da grande tribulação, após crerem em Jesus e serem martirizados por não adorarem a imagem da Besta, (Ap 13.3-18; 14.9-12; 20.4). Visão dos mártires na glória: "(...) v9 Depois destas coisas, olhei, e eis aqui uma multidão, a qual ninguém podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, que estavam diante do trono e perante o Cordeiro, trajando vestes brancas e com palmas nas suas mãos; v10 e clamavam com grande voz, dizendo: Salvação ao nosso Deus, que está assentado no trono, e ao Cordeiro. v11 E todos os anjos estavam ao redor do trono, e dos anciãos, e dos quatro animais; e prostraram-se diante do trono sobre seu rosto e adoraram a Deus, v12 dizendo: Amém! Louvor, e glória, e sabedoria, e ações de graças, e honra, e poder, e força ao nosso Deus, para todo o sempre. Amém! v13 E um dos anciãos me falou, dizendo: Estes que estão vestidos de vestes brancas, quem são e de onde vieram? v14 E eu disse-lhe: Senhor, tu sabes. E ele disse-me: Estes são os que vieram da grande tribulação, lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro. v15 Por isso estão diante do trono de Deus e o servem de dia e de noite no seu templo; e aquele que está assentado sobre o trono os cobrirá com a sua sombra". Ap 7.9-17. (Ap 14.6-16; 15.2; 20.4, 6)

c) O remascnte salvo de Israel - Na metade da tribulação quando o Anticristo quebrar o pacto com os Israelitas por estes não aceitarem adorar a imagem da Besta, então, haverá uma grande peseguição (Mt 24.15-22, 29-31) e, muitos crerão em Jesus como o Messias e serão martirizados, como está escrito em Ap 12.7-12; "(...) v7 E houve batalha no céu: Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão; e batalhavam o dragão e os seus anjos, v8 mas não prevaleceram; nem mais o seu lugar se achou nos céus. v9 E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o diabo e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele v10 E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora chegada está a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derribado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite. v11 E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram a sua vida até à morte. v12 Pelo que alegrai-vos, ó céus, e vós que neles habitais. Ai dos que habitam na terra e no mar! Porque o diabo desceu a vós e tem grande ira, sabendo que já tem pouco tempo". (Ler: Dt 4.30-31; Jr 23.5-8; Dn 9.27; 12.6-13; Ap 12.6-12; 13.1-9; 11-18).

II - A RESPINGA DA PRIMEIRA RESSURREIÇÃO NA SEGUNDA METADADE DA TRIBULAÇÃO

A respinga da primeira ressurreição. Remanescente dos gentios convertidos e martirizados na tribulação, ressuscitarão conforme está escrito em Ap 20.4-6; "(...) 4E vi tronos; e assentaram-se sobre eles aqueles a quem foi dado o poder de julgar. E vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta nem a sua imagem, e não receberam o sinal na testa nem na mão; e viveram e reinaram com Cristo durante mil anos. v5 Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição. v6 Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte, mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele mil anos". Estes foram salvos, também, redimidos pelo sangue de Jesus e vieram da grande tribulação conforme está escrito: “(...) Ele, então, me disse: São estes os que vêm da grande tribulação, lavaram suas vestiduras e as alvejaram no sangue do Cordeiro, v15 razão por que se acham diante do trono de Deus e o servem de dia e de noite no seu santuário; e aquele que se assenta no trono estenderá sobre eles o seu tabernáculo, (Ap 7.14-15).

III - O REMANESCENTE DAS NAÇÕES VIVAS APÓS A TRIBULAÇÃO

O remanescente das nações vivas - Na volta de Jesus para reinar, depois da grande tribulação, haverá o julgamento das nações vivas de onde terá um remanescente salvo identificado como “as ovelhas” colocadas à direita do Messias, como Rei dos Reis e Senhor dos senhores, (Sl 2; Ap 19.16). Estes que Jesus chamaou de "benditos de meu Pai", entrarão com o remanescente de Israel para o reino messiânico, como está escrito assim: “v31 E, quando o Filho do Homem vier em sua glória, e todos os santos anjos, com ele, então, se assentará no trono da sua glória; v32 e todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas. v33 E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda. v34 Então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o Reino que vos está preparado desde a fundação do mundo”. Mt 25.31-34.

Conclusão. Conforme mencionamos acima podemos identificar os remanescentes salvos durante a tribulação de acordo os seguintes grupos:
a) os israelitas assinaladas referente ao número simbolíco representativo de 144.000 (Ap 7.1-8);
b) os israelitas convertidos e perseguidos pelo o Anticristo (Ap 12.7-12);
c) os gentios martirizados por terem crido em Jesus (Ap 7.9-17) e,
d) parte das nações vivas representadas pelas "ovelhas" que serão julgadas quando o Messias voltar com a Igreja para reinar mil anos, (Mt 25.31-34). Estes (bendittos de meu Pai) reinarão juntamente com os israelitas para se cumprirem as profecias que ainda faltam se cumprir com relação ao reino messiânico, a saber: Is 11; 65.8-9, 17-25; 66.7-24; Jr 23.5-8; 31.31-34; Ez 36.16-38; 37.21-28; 38; 39; Zc 14; Ap 19.17-18. (continua) >>>

2 comentários:

Unknown disse...

Olá Internautas e Blogueiro(a)!

Vim divulgar a nova sensação da WEB!

Assista Televisão pela Internet, Ao ViVo, Grátis e sem precisar instalar programas! São canais nacionais, internacionais, desenhos animados, filmes, esportes e seriados. Aproveite o site Portal HeRo www.portalhero.com.br

Além de ver tv on-line Grátis, você antes de comprar qualquer coisa na sua cidade ou pela internet....Pesquise e encontre o menor preço no buscador gratuito no Portal HeRo. Se for comprar algo no Mercado Livre, no Portal HerO TAMBÉM tem um buscador gratuito onde você achará os menores preços e os vendedores com melhor reputação!

Não perca tempo! Acesse www.portalhero.com.br

Djalma Pereira disse...

Raghero, boa noite!

Obrigado pela sua informação
Já estou assisntindo TV pela internet e divulgando aos meus irmãos e amigos.
Fraternalmente Pr Djalma