terça-feira, 6 de dezembro de 2011

NATAL É TER JESUS NO CORAÇÃO


Textos bíblicos: Lc 2.9-11; Jo 1.11-12; 17.23; Rm 8.9, 14; 1ª Jo 5.9-13.

E eis que o anjo do Senhor veio sobre eles, e a glória do Senhor os cercou de resplendor, e tiveram grande temor. E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo: Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor. Lucas 2:9-11.

Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. João 1:11-13

Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim. João 17:23

(...) v11 E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho. v12 Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida. v13 Estas coisas vos escrevo, a vós que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna”. 1ª Jo 5.11-13

Introdução - Examinando o nascimento de Jesus na manjedoura em Belém observamos que o verdadeiro sentido do Natal é ter o conhecimento do que quer dizer: “Emanuel”, isto é, Jesus está habitando conosco, como está escrito: E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor, pelo profeta, (Is 7.14), que diz: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, que traduzido é: Deus conosco. Mateus 1:21-23. Porque, o nascimento de Jesus na manjedoura em Belém, significa que Jesus veio a este mundo pecador para nascer em cada coração arrependido que O recebe, assim:. "Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo" (Ap 3.20). No Reino de Deus ter Jesus como Salvador e Senhor no seu coração, é nascer de novo para ser filho de Deus, (Jo 1.11-12), ser genuino cristão e ter o Espírito Santo habitando no coração (Rm 8.9,14). Então, só assim pode dar testemunho de sua transformação, porque tem o Espírito Santo habitando no seu coração, (Rm 8.9), e portanto, tem poder para testemunhar do nome de nosso Senhor Jesus Cristo, com frutos dignos de arrependimento.

O verdadeiro Natal é ter Jesus no coração nas seguintes condições:

i.Ter Jesus no coração para ter a vida eterna. “Em verdade, em verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não entra em juízo, mas já passou da morte para a vida”.Jo 5.24; (...) v12 Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida” (1ª Jo 5.12)

ii. Entrar pela porta no aprisco celestial. Como disse Jesus: "Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens" (Jo 10.9). A fé salvadora em Jesus Cristo é a porta de entrada na Graça de Deus para a salvação pela fé em Jesus Cristo como suficiente Salvador e Senhor, pela redenção dos nossos pecados pelo sangue de Jesus derramado na cruz do Calvário - Obra Perfeita Eficaz de Cristo – (1ª Co 6.19; 1ª Pe 1.18-19). Como escreveu o apóstolo Paulo, o doutor dos gentios: “v1 Justificados, pois, pela fé, tenhamos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo, v2 por quem obtivemos também nosso acesso pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e gloriemo-nos na esperança da glória de Deus”. Rm 5.1-2. (...) “v8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. v9 não vem das obras, para que ninguém se glorie. v10 Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus antes preparou para que andássemos nelas” Ef 2.8-10.

iii. Ter obras para provar a fé que tem, realmente, no coração. Como disse Tiago: “Que proveito há, meus irmãos se alguém disser que tem fé e não tiver obras? Porventura essa fé pode salvá-lo? Tg 2.14 (...) Assim também a fé, se não tiver obras, é morta em si mesma. Tg 2.17. Mas dirá alguém: Tu tens fé, e eu tenho obras; mostra-me a tua fé sem as obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras. Tg 2.17-18. (...) Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta. Tg 2.18.

iv. Ter testemunho autêntico. Praticar a Palavra de Deus provando que é genuino cristão. Como disse Jesus no sermão da montanha: v21 Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. v22 Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? v23 E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade.Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; v24 E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha”. Mt 7.21-24. Assim, o cristão genuíno dará verdadeiro testemunho como luz no meio das trevas do pecado. (Êx 20.16; Mt 5.37; Jo 8.12; Ap 21.8)

Considerações finais. O verdadeiro Natal é ter Jesus reinando na “manjedoura do nosso coração”. Para isto é preciso “nascer de novo da Água (da Palavra) e do Espírito Santo”, para poder entrar no aprisco celestial. Dai a necessidade de nascer de novo como Jesus disse a Nicodemos: “(...) Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus”, (Jo 3:5), isto é, ser transformado em nova criatura, como disse o apóstolo Paulo: Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”. (2ª Co 5:17). (...) “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. (Gl 2.20). (...) “E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito”. Gl 5:24-25.

Portanto, o verdadeiro Natal de Jesus é ter Cristo habitando e reinando em todo nosso ser – corpo, alma e espírito – que quer dizer “EMANUEL, Deus conosco”, (Mt 1,23), conservando-nos em inteira santidade até a volta de Jesus para arrebatar a Sua Igreja, como está escrito assim: “E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo”. 1ª Ts 5:23. Amém. (Pr Djalma Pereira)

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

INTERDEPENDÊNCIA EM TER, SER, DIZER E FAZER



Textos bíblicos: Jo 5.24; Rm 5.1,9; Mt 7.21-29; Tg 2.14-18; 1ª Co 3.4-16, Ap 22.12




Introdução - Examinando os verbos ter, ser, dizer e fazer observamos que é indispensável ao conhecimento do verdadeiro discípulo de Jesus, saber que os referidos verbos, são interdependentes e complementares, porque, no Reino de Deus sem ter Jesus como Salvador e Senhor, portanto, por não ser filho de Deus, (Jo 1.11-12), não tem o Espírito Santo habitando nele (Rm 8.9), não tem autoridade de dizer ou pregar o Evangelho, e não tem como fazer obras dignas de arrependimento dando testemunho de sua transformação. Como não tem Jesus, nem o Espírito Santo, (Rm 8.9), por conseguinte, não tem frutos para a vida eterna. Evidentemente, há uma “corrente inquebrável”, um entrelaçamento interdependente no discipulado e na vivência prática no Senhor, em ter, em ser, em dizer e em fazer, tendo o Evangelho de Jesus Cristo, como a única regra de fé e conduta prática. Como Ele mesmo disse: “vós sois os meus amigos se fizerdes o que vos mando” Jo 15.14.



Vejamos agora a interdependência sequencial entre o Ter, o Ser, o Dizer e o Fazer:


a) O VERBO “TER”- Primeiro é preciso ter Jesus no coração e ter a vida eterna, para depois ser, dizer e fazer como discípulo. Portanto, é imprescindível ter Jesus como Senhor e ter o Espírito Santo reinando no íntimo do seu ser, para que exista uma interdependência espiritual entre Cristo Jesus e seus discípulos, como Ele disse assim: Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer”. Jo 15:5.

O Ter Jesus implica em ter as seguintes condições:

i. Ter Jesus no coração para ter a vida eterna. É preciso ter Jesus para ter a vida eterna, como Jesus mesmo disse: “Em verdade, em verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não entra em juízo, mas já passou da morte para a vida (Jo 5.24). É como o apóstolo João disse a respeito do Filho de Deus assim: (...) v11 E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho. v12 Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida. v13 Estas coisas vos escrevo, a vós que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna”. 1ª Jo 5.11-13

ii Ter paz com Deus pela fé em Jesus Cristo é a porta de entrada da Graça. Ter esclarecimento de que a salvação é de graça pela fé em Jesus Cristo como suficiente Salvador e Senhor, e que o galardão no Tribunal de Cristo, (2ª Co 5.10) é o prêmio para os fieis servos trabalhadores da Seara ( Mt 10.42; Lc 9.62; 2ª Tm 4.7-8; 2ª Jo v8; Ap 22.12;). Portanto, a salvação de graça é para quem tem fé genuína na redenção dos seus pecados pelo sangue de Jesus derramado na cruz do Calvário - Obra Perfeita Eficaz de Cristo – (1ª Co 6.19; 1ª Pe 1.18-19), porém, o galardão é o prêmio para os servos fieis trabalhadores da Seara do Senhor. (Mt 25.19-23). Como escreveu o apóstolo Paulo, o doutor dos gentios: “v1 Justificados, pois, pela fé, tenhamos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo, v2 por quem obtivemos também nosso acesso pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e gloriemo-nos na esperança da glória de Deus”. Rm 5.1-2. (...) “v8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. v9 não vem das obras, para que ninguém se glorie. v10 Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus antes preparou para que andássemos nelas” Ef 2.8-10

iii. Ter obras para provar a fé genuína que tem. Como disse Tiago: “Que proveito há, meus irmãos se alguém disser que tem fé e não tiver obras? Porventura essa fé pode salvá-lo? Tg 2.14 (...) Assim também a fé, se não tiver obras, é morta em si mesma. Tg 2.17. Mas dirá alguém: Tu tens fé, e eu tenho obras; mostra-me a tua fé sem as obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras. Tg 2.17-18. (...) Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta. Tg 2.18.

iv. Ter obras de boa qualidade para ter galardão na glória eterna. Haverá o julgamento das nossas obras como discípulos no tribunal de Cristo, para recebermos os galardões, assim: (...) v13 a obra de cada um se manifestará; pois aquele dia a demonstrará, porque será revelada no fogo, e o fogo provará qual seja a obra de cada um. v14 Se permanecer a obra que alguém sobre ele edificou, esse receberá galardão. v15 Se a obra de alguém se queimar, sofrerá ele prejuízo; mas o tal será salvo todavia como que pelo fogo. 1ª Co 3.13-15. (...) Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal”. 2 Co 5:10. (...) Eis que cedo venho e está comigo o meu galardão, para retribuir a cada um segundo a sua obra. Ap 22.12.

v. Ter testemunho autêntico. Praticar a Palavra de Deus provando o discipulado verdadeiro. Como disse Jesus no sermão da montanha: “v18 Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons. v19 Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo. v20 Portanto, pelos seus frutos os conhecereis. v21 Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. v22 Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? v23 E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade.Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; v24 E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha (Mt 7.21-24). Assim, dizer e não fazer o que diz, é falso testemunho. (Êx 20.16; Mt 5.37; Ap 21.8)

b) O VERBO "SER" O ser é a essência do caráter de Deus. O ser sem ter Jesus e não praticar a sua Palavra na vida diária, não tem valor para com o Deus que Se declarou ser a verdade e ser o mesmo eternamente, como disse Jesus, assim: “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim”, Jo 14:6.

i. Como disse Deus a Moisés: “v14 Respondeu Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos olhos de Israel: EU SOU me enviou a vós”. Êx 3.14.

ii. Como disse Jesus: “(...) Antes que Abraão existisse “EU SOU”. Jo 8.58b.

iii. Como também disse o apóstolo Paulo aos Hebreus:Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente”. Hb 13:8.

iv. Portanto a conjugação do verbo “ser” para o verdadeira discípulo de Jesus, tem o caráter da eternidade e da verdade. Ser autêntico aqui e agora, para ser o verdadeiro filho de Deus na eternidade. Pois, assim como Ele é o seremos, herdando a mesma natureza eterna do “novo ser espiritual”, como está escrito: Vede quão grande amor nos tem concedido o Pai, que fôssemos chamados filhos de Deus. Por isso o mundo não nos conhece; porque não o conhece a ele. Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos”. 1ª Jo 3.1-2. (1 João 3:1-2; 1ª Co 15.44-64; Fl 3.20-21).

v. Não ser ouvinte esquecido, mas, cumpridor da Palavra de Deus como também disse Tiago: V22 (...) E sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. v23 Pois se alguém é ouvinte da palavra e não cumpridor, é semelhante a um homem que contempla no espelho o seu rosto natural; v24 porque se contempla a si mesmo e vai-se, e logo se esquece de como era. v25 Entretanto aquele que atenta bem para a lei perfeita, a da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte esquecido, mas executor da obra, este será bem-aventurado no que fizer. Tg 1.22-25

c) O VERBO "DIZER". Dizer sem fazer é ser falso discípulo de Jesus. O discurso, muitas vezes eloquente e emocionante, se não for autenticado com a vivência prática, perde o valor e autoridade de quem fala. “O exemplo convence, porém, as simples palavras voam ou desaparecem no esquecimento”. É como disse Jesus: Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.”. Mt 7:21

d) O VERBO "FAZER" – O fazer primeiro para depois dizer ou ensinar, credencia o discurso autêntico e verdadeiro. É diferente da doutrina dos fariseus, comparado por Jesus como o “fermento dos fariseus”, que ensinavam, mas, não faziam, não praticava o que diziam. Fazer como Jesus fez primeiro para depois, ter autoridade de ensinar (dizer) a verdade, assim: “(...) E aconteceu que, concluindo Jesus este discurso, a multidão se admirou da sua doutrina; porquanto os ensinava como tendo autoridade; e não como os escribas”. Mt 7:28-29. Como está confirmado em Atos dos apóstolos: (...)v1 Fiz o primeiro tratado, ó Teófilo, acerca de tudo que Jesus começou, não só a fazer, mas a ensinar, V2 Até ao dia em que foi recebido em cima, depois de ter dado mandamentos, pelo Espírito Santo, aos apóstolos que escolhera; At 1.1-2. O verdadeiro discípulo de Jesus tem que ter frutos dignos de arrependimento, evidenciando a fé que tem no seu coração, através de suas boas obras ou frutos. (Tg 2.14-18).

Considerações finais. Dizer sem fazer é ser falso discípulo, e evidencia que a pessoa não tem Jesus reinando no seu coração, porque não “nasceu de novo da Água (Palavra) e do Espírito”, como Jesus disse a Nicodemos: Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus”, (Jo 3:5), isto é, não foi transformado em nova criatura, como disse o apóstolo Paulo: Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”. (2ª Co 5:17).

Portanto, assim fica claro a “interdependência” em ter, ser, dizer e fazer. Porque dizer sem fazer, evidencia que não tem Cristo reinando no seu coração, por não ter sido transformado em nova criatura, e por não ser filho de Deus. É preciso ter Jesus reinando no coração para ser, dizer e fazer, e para declarar que Jesus Cristo é o Senhor da sua vida, como autêntico discípulo, como disse o apóstolo Paulo: “(...) e ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor, senão pelo Espírito Santo”. (1ª Co 12.3b). (...) “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. (Gl 2.20). (...) “E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito”. Gl 5:24-25. Amém. (Ler: Fl 2.9-15) (Pr Djalma Pereira)













































sábado, 5 de novembro de 2011

O PRINCÍPIO DA UNIDADE NA IGREJA.


O AMOR É A BASE DA UNIDADE NA IGREJA.
Textos bíblicos: (Sl 133; Jo 17.11, 21-23; At 2.42; 1ª Co 1.10; 12.12-13, 25-27; Ef 4.1-16)

Oração Intercessora de Jesus pela unidade: “(...) Eu não estou mais no mundo; mas eles estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, guarda-os no teu nome, o qual me deste, para que eles sejam um, assim como nós” Jo 17.11. ( ...) v20 rogo não somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim; v21 para que todos sejam um; assim como tu, ó Pai, és em mim, e eu em ti, que também eles sejam um em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste. v22 E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um. V23 Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim”. Jo 17.11,20-23.

Introdução. O testemunho vivo da Igreja está na unidade espiritual expresso pelo amor dos membros do corpo de Cristo Jesus – a Igreja - que somos nós vinculados pelo amor, assim: Ef 4.15-16 “Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor”. (...) “Se alguem diz:Eu amo a Deus, e aborrece a seu irmão, é mentiroso. pois quem não ama a seu irmão, o qual viu, como pode a amar a Deus, que não viu?” 1ª Jo 4.20.

a) A união espiritual no Corpo de Cristo – a Igreja. 1ª Co 12.12-13, “v12 Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também. V13 Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito”. (...) 1ª Co 12..26-27; “De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; e, se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele. Ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular”.

b) União na fé confessional. 1ª Co 1.10; “Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa, e que não haja entre vós dissensões; antes sejais unidos em um mesmo pensamento e em um mesmo parecer. (...) Ef 4.13; Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo”.

c) União na doutrina; At 2.42; ”(...) e perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações”. Ef 4.14. “Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente”.

d) União comunitária; At 4.34-35; Não havia, pois, entre eles necessitado algum; porque todos os que possuíam herdades ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que fora vendido, e o depositavam aos pés dos apóstolos. E repartia-se a cada um, segundo a necessidade que cada um tinha”.

e) União Espiritual nos cultos. At 2.46-47. E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar”.

f) O testemunho vivo da Igreja - consiste em vivermos intensamente o amor de uns para com os outros pelo poder do Espírito Santo que em nós habita. (Rm 8.5,9; 1ª Co 6.19-20; 13). Jo 17.23; Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim. (...) "Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus". (1ª Co 6.19-20).

Considerações finais. O distintivo maior e melhor do verdadeiro Cristão, é viver em comunhão no amor incomparável que nosso Senhor Jesus Cristo nos ordenou, assim: Jo 13.34-35; Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros”. Amém. (Pr Djalma Pereira)



b) A união na fé confessional. 1ª Co 1.10; “Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa, e que não haja entre vós dissensões; antes sejais unidos em um mesmo pensamento e em um mesmo parecer”. (...) Ef 4.13; “Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo”.

c) União na doutrina. At 2.42; ”(...) e perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações”. Ef 4.14. “Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente”.


d) União comunitária. At 4.34-35; Não havia, pois, entre eles necessitado algum; porque todos os que possuíam herdades ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que fora vendido, e o depositavam aos pés dos apóstolos. E repartia-se a cada um, segundo a necessidade que cada um tinha”.

e) União Espiritual nos cultos. At 2.46-47. E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar”.

f) O testemunho vivo da Igreja. Consiste em vivermos intensamente o amor de uns para com os outros pelo poder do Espírito Santo que em nós habita, assim: (Rm 8.5,9; 1ª Co 6.19-20; 13). Jo 17.23; “Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim”. (...) Ef 4.15. “Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor”.

Considerações finais.O distintivo maior e melhor do verdadeiro Cristão, é o viver em comunhão no amor incomparável de nosso Senhor Jesus Cristo como Ele nos ordenou, assim: Jo 13.34-35; “Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros”. Amém. (Pr Djalma Pereira)

sábado, 8 de outubro de 2011

PRINCÍPIO DAS DORES II



Continuação do assunto escatóligo sobre "Princípios das Dores" evidenciando os sinais proféticos referente a: "Fomes, Pestes, Degeneração Moral e Social":

Texto bíblico:

Em Marcos: Jesus começou a dizer: (...) porque se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá terremotos em diversos lugares, e haverá fomes e pestes. Estas coisas são os princípios das dores" Mc 13.8

Textos paralelos:

Em Mateus: Mt 24.7. "(...) Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares. Mas todas estas coisas são o princípio de dores"

Em Lucas: Lc 21.11: (...) e haverá em vários lugares grandes terremotos, e fomes e pestilências; haverá também coisas espantosas, e grandes sinais do céu Lc 21.11.

Sinais importantes do "princípio de dores"que antecederão a tribulação (Dn 9.26-27; Mt 24.6-7)

Evidência dos Sinais dos Tempos:

i. "haverá fomes e pestes": Pestes com vírus mutáveis de vários tipos, como está escrito: (Lc. 21. 11)

Mencionamos a seguir vários tipos de pestes inéditas, provando o crescimento "macro-patológico" do mundo invisível "micro-bacteriano-virulento", maligno e em crescimento.

"... Segue abaixo uma relação de sinais do cumprimento de pestes por todo o mundo ...

> Bactéria letal mata pelo menos 12 pessoas e afeta mais de 300 na Alemanha

> Dengue: Secretaria de Saúde confirma 10 casos de dengue tipo 4 em SP.

> Desenvolvimento de superbactérias ameaça futuro da medicina.

> Superbactéria causa a morte de bebês em Maternidade de hospital.

> Tuberculose ainda mata 4,7 mil pessoas por ano no Brasil

> Em três meses, Rio tem mais casos de dengue do que 2010 e 2009 juntos

> Número de casos de dengue passa de dez mil no AM; oito já morreram.

> Com 500 mortes, cólera deixa Papua Nova Guiné em alerta.

> Casos de dengue dobram em janeiro e governo do Rio entra em alerta.

> Sobe para 3.889 o número de mortos por cólera no Haiti.

> Gripe H1N1 mata 56 pessoas desde outubro no Egito

> Gripe mata 27 na Grã-Bretanha e se espalha pela Europa.

> Cólera se propaga rapidamente pelo Haiti, diz estudo dos EUA

> Epidemia de cólera deixa 1.721 mortos no Haiti.

> Epidemia de cólera já deixa mais de mil mortos no Haiti.

> Mortes por dengue aumentam quase 90% neste ano, informa ministério.

> Porto Príncipe registra 73 casos de cólera.

> Cólera mata 25 nas últimas 24 horas no Haiti; total de mortos é de 330

> Mortos por cólera são 253; há possíveis casos em Porto Príncipe.

> Presidente do Haiti confirma surto de cólera com 138 mortes

> Paraíba registra 18 casos da superbactéria desde 2009.

> Superbactéria chega a SP e PR e preocupa ministério da Saúde.

> Sobe para 135 o número de casos de superbactéria no Distrito Federal.

> Estado de São Paulo enfrenta surto de catapora.

> Chega a 12 o número de casos confirmados de dengue tipo 4 em RR.

> Cientistas constataram que bactérias se adaptaram à vacina da coqueluche.

> Superbactéria é bomba-relógio e exige resposta global, dizem cientistas.

> Número de mortos na Grécia por vírus do Nilo sobe para 7.

> Cientistas alertam para risco de epidemia por nova superbactéria.

> Notificações de dengue batem recorde com 830 mil registros.

> Gripe suína volta aos porcos e sofre nova mutação.

> Célula artificial causa preocupação a autoridades católicas.

> Casos de dengue sobem 79,8% no primeiro trimestre de 2010.

> Nuvem de gafanhotos ameaça plantações na Austrália.

> Pará confirma 22 mortes por nova gripe.

> RS registra 1.955 casos suspeitos de dengue em 2010.

> Pará registra 6 mortes por gripe suína em 2010

> Mato Grosso registra mais de 9 mil casos de dengue em um mês.

> Estudo diz que 40% dos casos de câncer poderiam ser evitados.

> Brasil registra 32.022 novos casos de lepra em 2009

> Bactérias resistentes a antibióticos, uma ameaça para a humanidade.

> Mutações do vírus da nova gripe matam duas pessoas na França.

> Obama declara gripe suína emergência nacional nos EUA.

> Gripe suína pode matar muito rápido, dizem pesquisadores.

> OMS adverte que pior da pandemia ainda pode chegar.

> Mortes por gripe A sobem para 404 na Argentina.

> Aumenta número de mortos por peste pulmonar na China.

> Descoberto novo tipo de vírus HIV em mulher africana

> Nova gripe já matou mais de 700 pessoas pelo mundo, diz OMS.

> Número de mortes por gripe na Argentina sobe para 100.

> Canadá detecta nova variante do vírus da gripe.

> Buenos Aires decreta emergência sanitária por conta da nova gripe.

> Nova gripe: Contaminados chegam a 334 no Brasil.

> Gripe - Chile registra 1ª morte com a nova gripe na América do Sul.

> OMS confirma mais de 10 mil casos e 80 mortes em pacientes da nova gripe.

> Nova gripe já contaminou mais de 8.400, diz Organização Mundial da Saúde.

> Gripe suína; Brasil tem 1º contágio confirmado e infectados chegam a 6

> Suspeitas de morte por gripe suína chegam a 81 no México.

> Gripe suína mortal atinge o México e pode se espalhar.

> Rio registra 2.297 casos e 12 mortes suspeitas de dengue em 2009.

> Dengue hemorrágica: Bahia confirma 14 mortes em 2009.

> Zimbábue registra 3 mil mortos pela epidemia de cólera.

> Lepra faz 250 mil vítimas todo o ano.

> China confirma caso humano de doença transmitida por porcos.

> China registra 2ª morte em humanos por gripe aviária.

> Febre Amarela: Confirmada segunda morte no RS.

> A Peste Asiática.

> Cólera se alastra pela África.

> Peste bubônica volta a atacar, desta vez no Congo.

> Febre hemorrágica reaparece no Congo.

> Mortes por cólera no Zimbábue ultrapassam 1,7 mil.

> Camboja confirma 1° caso de gripe aviária em humanos desde 2007.

> Zimbábue: epidemia já deixou mais de 1000 mortos

> Índia sacrifica 370 mil aves após detectar foco de gripe aviária.

> Cólera faz África do Sul declarar fronteira zona de desastre.

> Itajaí 130 mil pessoas têm risco de leptospirose.

> Zimbábue: 15 mil têm cólera quase 800 já morreram

Fonte: Pesquisado no Google.

ii. Sinais da degeneração moral e social nos últimos tempos,como estava previsto nas Sagradas Escrituras - Não há mais respeito, amor, ética, verdade, honestidade e dignidade entre as pessoas, como disse o apóstolo Paulo, assim: "

Degeneração Moral e Social Previsto na Bíblia - Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons,traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te. Porque deste número são os que se introduzem pelas casas, e levam cativas mulheres néscias carregadas de pecados, levadas de várias concupiscências; que aprendem sempre, e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade. E, como Janes e Jambres resistiram a Moisés, assim também estes resistem à verdade, sendo homens corruptos de entendimento e réprobos quanto à fé. Não irão, porém, avante; porque a todos será manifesto o seu desvario, como também o foi o daqueles. . 2 Tm 3:1-9

iii. Apostasia, em parte, do cristianismo.

1. Falsos cristos dizendo: Como disse Jesus: "Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos". Falsos cristãos que enganarão a muitos. É a onda do neo-pentecostalismo pós modernidade introduzindo nas igrejas as heresias, o mundanismo e a apostasia. Conforme estava previsto no Apocalipse na sétima igreja em Laodicéia, simbolizando, historicamente, a igreja dos últimos dias proféticos, onde "o povo mandando (governo humano na igreja), e Jesus do lado de fora" (...), indicando inversão de posição, assim: "Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo". (Ap 3.20).

2. Espíritos enganadores e doutrinas de demônios: Como disse o apóstolo Paulo: "Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência;" 1ª Tm 4.1-2. (...) "Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas. Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério". 2ª Tm 4.1-5.

3. Falsos profetas e falsos mestres: Como disse o apóstolo Pedro: (...) "E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição. E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade. E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita". 2ª Pe 2.1-4.

Considerações finais: Os sinais dos tempos escatológicos estão aumentando cada vez mais, à medida que se aproxima a vinda de Jesus para arrebatar a sua Igreja, tanto na natureza, como nas pestes inéditas, como na degradação ético-moral-cristã. Haja vista a apostasia doutrinária da fé cristã, como também, a corrupção moral na sociedade pós-modernidade, como está escrito acima. O cumprimento das profecias acima mencionados indicam que a vinda de Jesus para arrebatar a Sua Igreja Triunfante está cada vez mais próxima. Portanto, demos graças a Deus pelo cumprimento das Escrituras Sagradas, e renovemos a nossa fé e esperança, confiando no que está escrito em Ap 22.20: "Aquele que testifica estas coisas diz: "Certamente cedo venho. Amém. Ora vem, enhor Jesus. Ap 22.2o.

Pr Djalma Pereira.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

PRINCÍPIOS DAS DORES (I)









Provas concretas dos Sinais catastróficos nestes últimos tempos mostrando os "Princípios das Dores", que Jesus indicou alertando aos seus discípulos para não serem apanhados de surpresa, como o dono de uma casa que é surpreendido por um ladrão de noite, assim: "Eis que venho como ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia, e guarda as suas vestes, para que não ande nu, e não se vejam as suas vergonhas". Ap 16.15.

Apocalipse 16:15

Texto bíblico: “Dize-nos, quando serão essas coisas, e que sinal haverá quando todas elas estiverem para se cumprir. E Jesus, respondendo-lhes, começou a dizer: Olhai que ninguém vos engane; porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos. E, quando ouvirdes de guerras e de rumores de guerras, não vos perturbeis; porque assim deve acontecer; mas ainda não será o fim. Porque se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá terremotos em diversos lugares, e haverá fomes e tribulações. Estas coisas são os princípios das dores. Mc 13.4-8

Textos paralelos:

Em Mateus: Mt 24.6-8 “(...) E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim. Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares. Mas todas estas coisas são o princípio de dores".

Mateus 24:8

Mas todas estas coisas são o princípio de dores.

Em Lucas: Lc 21.9-11: "(...) Então lhes disse: Levantar-se-á nação contra nação, e reino contra reino; e haverá em vários lugares grandes terremotos, e fomes e pestilências; haverá também coisas espantosas, e grandes sinais do céu.“ (...) Lc 21.25-28: "E haverá sinais no sol e na lua e nas estrelas; e na terra angústia das nações, em perplexidade pelo bramido do mar e das ondas. Homens desmaiando de terror, na expectação das coisas que sobrevirão ao mundo; porquanto as virtudes do céu serão abaladas. E então verão vir o Filho do homem numa nuvem, com poder e grande glória. Ora, quando estas coisas começarem a acontecer, olhai para cima e levantai as vossas cabeças, porque a vossa redenção está próxima”.

Lucas 21:11

E haverá em vários lugares grandes terremotos, e fomes e pestilências; haverá também coisas espantosas, e grandes sinais do céu.
Lucas 21:10-11

Então lhes disse: Levantar-se-á nação contra nação, e reino contra reino;
Lucas 21:9-10

Introdução. O "Princípio das Dores" é uma expressão metafórica que Jesus usou, como também o apóstolo Paulo em 1ª Ts 5.3, à semelhança da mulher grávida às vésperas de dar a luz a seu filho, isto é, quando entra em trabalho de parto. Segundo as profecias escatológicas, antes que aconteça o arrebatamento da Igreja Triunfante e comece a tribulação, com a abertura dos sete selos e das sete pragas do Apocalipse (Ap 5; 6; 7; 8ss), acontecerá dois sinais importantes, além de outros, a saber:

1. O princípio das dores. Jesus alerta-nos sobre o princípio das dores, assim: (...) Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares. Mas todas estas coisas são o princípio de dores”, Mt 24:7-8.

2. A apostasia de parte do cristianismo. Antes da segunda vinda de Jesus o apóstolo Paulo alerta-nos sobre o sinal da apostasia por parte do cristianismo, assim: (...) Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição, 2ª Ts 2:3.

i. Cumprimentos das profecias. Pelos acontecimentos das guerras entre as nações, dos fenômenos na natureza e as pestes inéditas que ultimamente tem havido, em cumprimento as profecias bíblicas, tudo indica que o segundo advento de Cristo já está muito próximo, como está escrito assim: “Ora, quando estas coisas começarem a acontecer, olhai para cima e levantai as vossas cabeças, porque a vossa redenção está próxima” Lc 21.28.

Vejamos a seguir o cumprimento desses sinais:

ii. Sinais do “princípio das dores” que estão acontecendo: (Dn 9.26-27; Mt 24.15-28)

a) Sinais entre as nações. E ouvireis de guerras e de rumores de guerras”. Esta profecia está se cumprindo no mundo contemporâneo em nossos dias, como vemos em vários países, exemplos: na Arábia, em Israel, na África, na Líbia, no Iraque, em Gaza, no Egito, no Afeganistão, na Síria, na Corea, etc.

b) Sinais na natureza. “terremotos, em vários lugares”. Damos a seguir a relação de alguns terremotos em vários lugares, a saber:

Os maiores terremotos e tsunamis do mundo - Publicada em 11/03/2011 às 08h33m

RIO - Veja abaixo uma cronologia dos maiores terremotos e tsunamis já registrados no mundo.

- 11 de março de 2011: um terremoto de 8,9 atingiu a costa nordeste do Japão, provocando uma tsunami no Pacífico

- Outubro de 2010: uma erupção vulcânica e uma tsunami mataram mais de 500 pessoas na Indonésia

- Fevereiro de 2010: um terremoto de 8,8 graus sacudiu o Chile, gerando uma tsunami e matando 524 pessoas

- Setembro de 2009: um terremoto de 8 graus provocou tsunamis de até 12 metros e matou 194 pessoas no Pacífico Sul, incluindo 34 na Samoa Americana

- Setembro de 2007: um terremoto de 7,8 graus atingiu a ilha de Sumatra, causando alertas de tsunamis locais e danos em vários prédios

- Setembro de 2007: um terremoto de magnitude de 8,4 graus perto da Sumatra provocou uma onda na cidade costeira de Padang. O tremor matou ao menos 25 e deixou cerca de 50 feridos

- Abril de 2007: ao menos 28 pessoas nas Ilhas Solomon morreram em uma tsunami e em um terremoto de 8,1 graus

- Julho de 2006: um terremoto de 6,1 graus provocou uma tsunami na costa sul da Ilha de Java, matando ao menos 600 pessoas

- Março de 2005: um terremoto de 8,6 graus atingiu o norte da Sumatra matando cerca de 1.300 pessoas

- Dezembro de 2004: uma tsunami no Oceano Índico, provocado por um terremoto de 9 graus, matou 230 mil pessoas

- Agosto de 1976: um terremoto de 8 graus atingiu as ilhas de Mindanao e Sulu nas Filipinas, gerando uma tsunami e deixando ao menos 5 mil mortos

- Março de 1964: um terremoto de 9,2 graus em Prince William Sound, no Alasca, matou 131 pessoas, incluindo 128 vítimas de uma tsunami

- Maio de 1960: um terremoto de 9,5 graus no sul do Chile e uma tsunami mataram ao menos 1.716 pessoas

- Novembro de 1952: um terremoto de 9 graus em Kamchatka causou destruição mas não foram registradas mortes, apesar das ondas terem alcançado 9,1m no Havaí

- Agosto de 1950: um terremoto de 8,6 graus em Assam, no Tibete, matou ao menos 780 pessoas

- Abril de 1946: um terremoto de 8,1 graus de magnitude perto das ilhas Unimak, no Alaska, provocou uma tsunami, matando 165 pessoas, a maioria no Havaí

- Janeiro de 1906: um terremoto de 8,8 graus na costa do Equador e da Colômbia gerou uma tsunami que matou ao menos 500 pessoas

- Agosto de 1868: um terremoto de 9,0 graus em Arica, no Peru, que agora faz parte do Chile, gerou tsunamis catastróficas, mais de 25 mil pessoas morreram na América do Sul

- Abril de 1868: um terremoto de 7,9 graus em Big Island, no Havaí, matou 77 pessoas, incluindo 46 vítimas de uma tsunami

- Novembro de 1755: um terremoto de 8,7 graus provocou uma tsunami em Lisboa, em Portugal, matando cerca de 60 mil pessoas

- Julho de 1730: um terremoto de 8,7 graus em Valparaíso, no Chile, matou ao menos 3 mil pessoas

- Janeiro de 1700: um terremoto de 9,0 graus sacudiu o que é hoje o norte da Califórnia, o Oregon, Washington e British Colombia e provocou uma tsunami que destruiu povoados no Japão

Fonte: Pesquisado no Google

Estes sinais acima comprovam o cumprimento escatológicos das profecias dos últimos dias.

Continua na próxima postagem: "Princípio das dores (II)"