segunda-feira, 29 de outubro de 2012

A quem mais se perdoa mais ama


"Disse Jesus: Pai perdoa-lhes porque não sabem o que fazem"(Lc 23.34). Aqui Jesus perdoou a todos indistintamente com amor incomparável´.

A pecadora que ungiu os pés de Jesus

Texto Bíblico: v36 Um dos fariseus convidou-o para comer com ele; e entrando em casa do fariseu, reclinou-se à mesa. v37 E eis que uma mulher pecadora que havia na cidade, quando soube que ele estava à mesa em casa do fariseu, trouxe um vaso de alabastro com bálsamo; v38 e estando por detrás, aos seus pés, chorando, começou a regar-lhe os pés com lágrimas e os enxugava com os cabelos da sua cabeça; e beijava-lhe os pés e ungia-os com o bálsamo. v39 Mas, ao ver isso, o fariseu que o convidara falava consigo, dizendo: Se este homem fosse profeta, saberia quem e de que qualidade é essa mulher que o toca, pois é uma pecadora. v40 E respondendo Jesus, disse-lhe: Simão, tenho uma coisa a dizer-te. Respondeu ele: Dize-a, Mestre. v41 Certo credor tinha dois devedores; um lhe devia quinhentos denários, e outro cinqüenta. v42 Não tendo eles com que pagar, perdoou a ambos. Qual deles, pois, o amará mais? v43 Respondeu Simão: Suponho que é aquele a quem mais perdoou. Replicou-lhe Jesus: Julgaste bem. v44 E, voltando-se para a mulher, disse a Simão: Vês tu esta mulher? Entrei em tua casa, e não me deste água para os pés; mas esta com suas lágrimas os regou e com seus cabelos os enxugou. v45 Não me deste ósculo; ela, porém, desde que entrei, não tem cessado de beijar-me os pés. v46 Não me ungiste a cabeça com óleo; mas esta com bálsamo ungiu-me os pés. v47 Por isso te digo: Perdoados lhe são os pecados, que são muitos; porque ela muito amou; mas aquele a quem pouco se perdoa, pouco ama". v48 E disse a ela: Perdoados são os teus pecados. v49 Mas os que estavam com ele à mesa começaram a dizer entre si: Quem é este que até perdoa pecados? v50 Jesus, porém, disse à mulher: A tua fé te salvou; vai-te em paz". (Lc 36-50)

Introdução
Sabemos, conforme comentário do Pr Mauricio Abreu de. Carvalho, que certa mulher que ungiu os pés de Jesus e enxugou-os com seus próprios cabelos, na casa de Simão o Fariseu, não se trata de Maria de Betânia, nem Maria Madalena, nem Maria mãe de Tiago (Lc 24.8-19) - " v8 Lembraram-se, então, das suas palavras; v9 e, voltando do sepulcro, anunciaram todas estas coisas aos onze e a todos os demais.v10 E eram Maria Madalena, e Joana, e Maria, mãe de Tiago; também as outras que estavam com elas relataram estas coisas aos apóstolos". Maria Madalena,  era uma  pecadora conhecida na cidade de Magdala, pois, Jesus expeliu dela sete demônios, evidenciando, assim, que ela frequentava centro de Necromancia  e Jesus expeliu dela sete demônios. Por ter sido liberta e salva, consequentemente, passou a amar Jesus durante todo o seu ministério até o dia da sua Sua Ressurreição.

a) Simão o fariseu prejulgou Jesus mal."39 Mas, ao ver isso, o fariseu que o convidara falava consigo, dizendo: Se este homem fosse profeta, saberia quem e de que qualidade é essa mulher que o toca, pois é uma pecadora".  (Lc 7.43). Julgamento errado e preconceituoso.


b) Parábola de Jesus de um credor e dois devedores. "40 E respondendo Jesus, disse-lhe: Simão, tenho uma coisa a dizer-te. Respondeu ele: Dize-a, Mestre. v41 Certo credor tinha dois devedores; um lhe devia quinhentos denáos, e outro cinqüenta. v42 Não tendo eles com que pagar, perdoou a ambos. Qual deles, pois, o amará mais? ri43 Respondeu Simão: Suponho que é aquele a quem mais perdoou. Replicou-lhe Jesus: Julgaste bem". Observamos que nenhum dos devedores podiam pagar, por isso, foram perdoados.


c) Jesus revela-se que é onisciente. "v39 Mas, ao ver isso, o fariseu que o convidara falava consigo, dizendo: Se este homem fosse profeta, saberia quem e de que qualidade é essa mulher que o toca, pois é uma pecadora.v40 E respondendo Jesus, disse-lhe: Simão, tenho uma coisa a dizer-te. Respondeu ele: Dize-a, Mestre.v41 Certo credor tinha dois devedores; um lhe devia quinhentos denários, e outro cinqüenta. v42 Não tendo eles com que pagar, perdoou a ambos. Qual deles, pois, o amará mais? v43 Respondeu Simão: Suponho que é aquele a quem mais perdoou. Replicou-lhe Jesus: Julgaste bem..(Lc 7.39-43). Jesus mostra que na parábola dos dois devedores e um credor, conhecia os pensamentos do fariseu, sem ele pronunciar nenhuma palavra.


c) Sentença de Jesus perdoando os pecados. Revela-se que é igual a Deus, pois, só Deus pode perdoar pecados. "47 Por isso te digo: Perdoados lhe são os pecados, que são muitos; porque ela muito amou; mas aquele a quem pouco se perdoa, pouco ama". (Lc 7.43).Jesus Perdoou a mulher pecadora, declarou a sua salvação pela sua fé, pela raça, e não pela justiça própria das obras da Li, como pensava o fariseu. Como disse o Apóstolo Paulo: "v8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. v9 não vem das obras, para que ninguém se glorie". Portanto, é pela graça e pela fé e não pelas obras da Lei.

Considerações finais. Jesus veio salvar o que se havia pedido, isto é os pecadores que se arrependem, e confessam o seu nome como Salvador Suficiente. Por isso que todo pecador perdoado e salvo por Jesus, é eternamente grato, e O ama, incondicionalmente, de todo coração, Sinal do no novo convertido. Como disse Jesus "v47 Por isso te digo: Perdoados lhe são os pecados, que são muitos; porque ela muito amou; mas aquele a quem pouco se perdoa, pouco ama. (L7.47). Com base nas palavras de Jesus podemos dizer que O amamos muito porque Ele nos amou primeiro, como está escrito\; (Rm 5.8,9 - "v8 Mas Deus dá prova do seu amor para conosco, em que, quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós. v9 Logo muito mais, sendo agora justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira". Amém amado Bom Pastor (Jo 10.11). - Pr Djalma.






Nenhum comentário: