segunda-feira, 16 de junho de 2008

Escatologia - Sonho da Estátua Interpretado por Daniel (II)


O período escatológico dos "tempos dos gentios"

Vejamos como foi revelado ao profeta Daniel a sequência e o cumprimento profético dos grandes impérios mundiais getílicos, conforme está registrado na história geral: Dn 2.31-45; 7.1-28.

I - NO VELHO TESTAMENTO

a) Interpretação do sonho da estátua do livro do profeta Daniel

Foi assim a interpretação do sonho do Rei Nabucodonosor da Babilônia, feita pelo profeta Daniel, sobre a estátua simbólica que descreve profeticamente a seqüência dos impérios mundiais, (Dn 2:31-45), a saber: "(...) Este é o sonho; e diremos a sua interpreação na presença do rei. Tu, ó rei, és rei de reis, ao qual o Deus do céu deu o reino, o poder, a força e a glória; e onde quer que habitem os filhos dos homens, nas tuas mãos entregou os animais do compo e as aves do céu, e te fez reinar sobre todos eles: tu és a cabeça de ouro. Depois de Ti se levantarão outro reino inferior a ti; e outro terceiro de cobre, o qual dominará sobre a terra toda. O quarto reino será forte como ferro, porquanto o ferro faz em pedaços e subjuga todas as coisas; como o ferro esmiuça todas as coisas, assim ele fará em pedaços e esmiuçará (...)".

“Os tempos dos gentios” - A visão descreve profeticamente a seqüência dos impérios mundiais, a partir do império babilônico, e a sua destruição por Cristo na Sua vinda, (Dn 2.44-45), período que é chamado na Bíblia de: “os tempos dos gentios”. Ler: Mt. 20:33-46; Lc 21:24; Rm 11:25; Ap. 13:1-10; 16:13-19.

A estátua, composta por quatro tipos de metais: ouro, prata, bronze e ferro, representa, simbolicamente, esse período histórico dos quatro grandes impérios mundiais, desde o império babilônico; e por último, pelos "dedos de ferro misturados com o barro", indica um governo mundial, sincretizado, globalizado, dos gentios no “final dos tempos”. (vide acima). (Dn 2:31-43). Com o ressurgimento desse novo Sistema Mundial do governo dos gentios que surgirá no final dos dias, terá um líder mundial chamado de "o Anticristo" e, será acompanhado de um Falso Profeta da religião globalizada, conforme está escrito em: Dn 7:8, 23-25; 9:27; Mt 24:15; Jo 5:43; 2ª Ts. 2:3-12, Ap 13; 17; 18.

A própria História registra o cumprimenmto de parte dessa profecia atráves da existência histórica dos cinco grandes impérios mundiais, - Babilônico, Medo-Persa, Grego-Macedônio e o Império Romano - faltanto, apenas, se cumprir o último governo mundial no "final dos tempos" representado pelos dedos de ferro e de barro da referida estátua simbólica. Vejamos:

1º - Império Babilônico representado pela cabeça de ouro. – Rei Nabucodonosor. Período de 605 a 539 a. C.

2º - Império Medo-Persa, representado pela prata. Rei Dario. Anos de 538-331 a. C.

3º - Império Grego-Macedônio representado pelo bronze – Rei Alexandre, o Grande. Período de 331 a 169 a C.

4º - Império Romano representado pelas canelas de ferro – Imperadores ou Cesares. A partir do ano 169 A C. até 476, no Ocidente, e até 1453, no Oriente.

Depois da morte, ressurreição e ascensão de Jesus Cristo ao céu, o Império Romano se dividiu em dois governos gentios, correspondendo às duas pernas de ferro da estátua simbólica, assim:

1) - Império Ocidental, com capital em Roma, que caiu no ano 476 d.C, e,

2) - Império Oriental, com capital em Constantinopla, que caiu no ano 1.453 d.C.

O último poder é visto dividido, e cumpriu-se na divisão do Império Romano em Oriental e Ocidental, e, por último - no final dos tempos - ressurgirá sob a égide das nações européias (UE) o último sistema do governo mundial, correspondendo aos dez dedos (os artelhos dos pés). "Dn 2:40-43. Assim, "a imagem da estátua apresenta o esplendor e a glória exterior imponente do poder mundial gentio”. (Da Bíblia comentada por Scofield)

b) O tempo dos governos gentílicos:

Os governos gentílicos, também chamados “tempos dos gentios”, estão representados pelos dedos de ferro misturado com o barro, foram, assim, comparados porque coexistirão mas não se misturarão na intimidade das suas substâncias. Esses governos constituidos, soberamente, oriundos do Império Romano, (no final dos tempos), são compostos de blocos econômicos e políticos por meio de tratados internacionis, sincretizados, que, como já disse, correspondem aos pés e aos dedos da estátua. Como está escrito em Dn 2.40-43: "E o quarto reino será forte como ferro; pois, como o ferro esmiuça e quebra tudo, como o ferro quebra todas as coisas, ele esmiuçará e quebrantará. E quanto ao que viste dos pés e dos dedos, em parte de barro de oleiro e em parte de ferro, isto será um reino dividido; contudo nele haverá alguma cousa da firmeza do ferro, pois que viste o ferro misturado com o barro de lodo. E como os dedos dos pés eram em parte de ferro em em parte de barro, assim o reino será em parte firme e em parte frágil. Quanto ao que viste do ferro misturado com o barro de lodo, misturar-se-ão com semente humana; mas não se ligarão um a outro, assim como o ferro não se mistura com o barro".

"Esse tempo dos gentios" durará até a reconstrução do templo, e da restauração de Jerusalém pelos judeus, como a eterna capital bíblica de Israel, conforme disse Jesus em Lc 21.24: "(...) Muitos cairão ao fio da espada e serão levados cativos para todas as nações, e Jerusalém será pisada pelos gentios, até se completarem os tempos dos gentios". (Rm 11.25).

Então, precisamos saber três coisas importantes em escatologia: Como e em que tempo histórico estão vivendo as nações gentílicas? Em que ponto das profecias a Igreja está situada? E, em que tempo profético está vivendo o povo de Israel? Vamos verificar nas próximas publicações, dentro das nossas limitações. (Continua >>>>>)

Um comentário:

Regina disse...

Peço autorização para uso de imagem em livro.
Att, Regina.
ossilva@bol.com.br