quinta-feira, 16 de outubro de 2008

SINAIS - Onde estão os pobres !?!?!?!?!? (II)


Onde estão os pobres (humildes) de espírito. !?!?!?

a) A humildade de espírito - É evidente que Jesus não está falando de pobreza econômica, quando disse: “Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos céus”. (Mt 5:3).
Não é impossível para o pobre ser arrogante nem para o rico ser humilde. Lembrem-se, muitos podem viver com muitas posses, entretanto serem pobres de espírito, enquanto outros podem viver na pobreza e serem riquíssimos em espírito.
Aqui nos ensina a reconhecermos o nosso estado pecaminoso, fruto de uma falência espiritual absoluta, na qual uma pessoa é compelida a implorar por aquilo que ela é impotente para obter (Jr 10:23), e ao que ela não tem nenhum direito mas sem o que ela não pode viver. (Lc 15:18-19).

b) Deus se agrada da singeleza e da humildade - Deus rejeita o orgulho e a auto-suficiência, mas agrada-se da singeleza e humildade, assim: “Porém o maior dentre vós será vosso servo. E o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado. (Mt 23:11-12). É como o salmista disse: “Ainda que o Senhor é excelso, atenta para o humilde; mas ao soberbo, conhece-o de longe”.(Sl 138.6).

c) Agradou ao Pai revelar-se aos pequeninos. “Naquele tempo, respondendo Jesus, disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e instruídos e as revelaste aos pequeninos". (Mt 11:25). Ser pequenino não quer dizer ser pobre financeiramente nem inculto intelectualmente, mas ser pequeno para perceber e ser ensinado por aquele que é o grande Mestre da vida - Jesus. Repito, alguns são cultos ou ricos, mas são simples na maneira de ver a vida. Outros são incultos, mas podem ser arrogantes e impenetráveis. Temos de tomar cuidado com nossa postura diante da vida. Quem é incapaz de questionar as suas verdades não tem mais nada para aprender. O seu conhecimento se transformou no seu cárcere. Jesus só conseguia ensinar as pessoas que não estavam entulhadas com velhos conhecimentos, preconceitos cristalizados e verdades absolutas. A humildade é a força dos sábios; e a arrogância, dos fracos.

d) Jesus formava discípulos humildes - Jesus não desejava formar homens seduzidos pelo sucesso, que se colocassem acima dos mortais. Almejava que a humildade fosse permeada na personalidade de cada um. Queria gerar discípulos que fossem capazes de dizer: “Eu errei me desculpe”. Que tivessem a ousadia de falar: “Eu preciso de você”. Que não tivessem medo de dizer: “Eu estou sofrendo, preciso de ajuda”. Queria produzir homens saudáveis, felizes, satisfeitos, serenos, que não tivessem vergonha dos seus sentimentos.
Jesus nunca desejou que seus discípulos fossem gigantes ou até mesmo infalíveis, mas que sempre que errassem tivessem a coragem de reconhecer o erro e a humildade de se desculpar. Exemplo do publicano na parábola citada por Jesus: “(...) O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador! Digo-vos que este voltou justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado" Lc 18:13-14. (Palestrante: Adalto Pinho Faria. Continua)>>>