segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

SINAIS - Onde estão os mansos e os que choram? (III)


ONDE ESTÃO OS MANSOS E OS QUE CHORAM ?!?!

I - Onde estão os que choram?. Mt 5:4. " bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra".

Muitos crentes que não pensam bem, pensam que os que choram são aqueles que reclamam de tudo, vivem se lamuriando. É claro que não é isto! Todos os homens choram, mas certamente nem todos serão consolados!

i. As lágrimas do arrependimento. Em II Co 7:10 diz: "Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvacão, da qual ninguem se arrepende; mas a tristeza do mundo opera a morte". Estas são as lágrimas que temos que decidir derramar, renunciando ao nosso orgulho obstinado; e por vontade de escolher, chegar ao inenarrável conforto do misericordioso DEUS que perdoa a todos nós, toma-nos para ele.

ii. Deus enxugará todas as lágrimas de seus filhos - Deus finalmente enxugará todas as lágrimas, coforme está escrito em Ap 21:4: "E Deus limpará de seus olhos toda lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas". Serão consolados os que choram pelos motivos certos. Choram seus próprios pecados e os alheios Is 6:5. Choram pelas misérias desta vida... As lágrimas têm sempre nos ensinado mais do que os risos sobre as veracidades da vida. Está escrito: "Sentí as vossas misérias, e lamentai, e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o nosso gozo em tristeza. Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará". Tg 4.9

II - Onde estão os mansos? Mt 5:5. " Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra".

i. Bem-aventurdos os mansos. - Aqui está um aviso aos iracundos: vença o irascível!
O desafio para nós é entender o que é a verdadeira mansidão. Num mundo de aspereza e crueldade, a mansidão parece uma maneira rápida de cometer suicídio. Devemos entender que mansidão não é fraqueza. Não há frouxidão nela.

ii. Suportando por amor - O homem manso pode suportar maus tratos pacientemente, mas não é passível quando se refere ao mal: Em Rm 12:9-21 diz: "Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vigança; eu recompensarei, diz o Senhor. portanto, se teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; (...) Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem". Há nele uma repulsa ardente a todos os caminhos da falsidade, como está escrito: "Pelos mandamentos alcancei entendimento, pelo que aboreço todo o falso caminho". Sl 119:104; Gl 1:8-9.
Mansos não são aqueles que não reagem, que, tudo aguentam, passivamente.
Mansos são aqueles que controlam a ira, não guardando o rancor, assim: "Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira". Ef 4;26. Os mansos têm controle absoluto de suas reações.
Mansidão é controle da força do "ego" pelo Espírito Santo, assim: Gal 2.20 "Já estou crucificado com Cristo; e vivo não mais eu, mas Cristo vive em mim, e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim".

iii. O exemplo de Moisés - Moisés era o mais manso dos homens quando se tratava de injúrias contra ele, conforme Nm 12:3: "E era o varão Moisés mui manso, mais de que todos os homens que havia sobre a terra", mas sua ira queimava como fogo contra a irreverência para com DEUS, assim: "E aconteceu que chegando ele (Moisés) ao arraial, e vendo o bezerro e as danças, acendeu-se o furor de Moisés, arremessou as tabuas das suas mãos, e quebrou-as ao pé do monte". (Êx 32:19).

iv. O exemplo de Jesus - Jesus Cristo não era manso como se ele fosse impotente. Ele era manso porque tinha o seu imenso poder sob controle de grandes princípios: seu amor por seu Pai; - "Mas é para que o mundo saiba que eu amo o Pai, e que eu faço como o Pai me mandou". Jo 14:31), o seu amor pelos homens perdidos. - "E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave". Ef 5:2.
O homem manso é o que foi amansado para o jugo de Cristo, conforme Mt 11:29; "Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim que sou humilde e manso de coração; e encontrareis descanso para vossas almas".

Conclusão - Procure ser um cristão sincero, humilde e manso de coração, como Jesus mesmo nos deu o Seu exemplo, no meio de uma geração incrédula, imoral, injusta e perversa, como "sal e luz" deste mundo (kosmos), como está escrito: "Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo (kosmos); não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; nem se acende uma candeia e se coloca debaixo do alqueiro, mas no velador, e dá a luz a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus". Mt 5.13-16. Amém. (Palestrante: Adalto Pinho Faria). Continua>>>

Nenhum comentário: