sábado, 5 de abril de 2008

A CRUZ DE CRISTO E O DISCIPULADO


1. O discipulo crucificado com Cristo Jesus.

O caminho do cristão, necessariamente, passa pela cruz, morte e ressurreição, como prova da regeneração, transformação e santificação. (Col 3.1-4). Isto implica em se dizer que o velho homem, e todo o seu mundo pecaminoso, foi, radicalmente, substituído pelo Reino de Deus onde o novo homem em Cristo, como filho de Deus, vive em toda nova maneira de viver. ( 1ª Pe 1.14-17). O novo, verdadeiramente, substituiu o velho, como está escrito: "Assim que, se alguem está em Cristo, nova criatura é, as coisas velhas já passaram, e eis que tudo se fez novo", 2ª Cor. 5:17. O "ego" do velho homem adâmico já está crucificado, como São Paulo afirma em Gal. 2:20: “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.”

2. O verdadeiro cristiniamo e a cruz de Cristo.

Não existe cristianismo verdadeiro, bíblico, puro, santo, sem a morte da natureza do velho homem caído no pecado, sem passar pelo caminho da cruz, sem ressurgir em novidade de vida cristã, sem ser "nova criatura", mas, pelo contrário, o verdadeiro cristianismo, necessariamente, deve ter nova visão das coisas do Reino de Deus, por ser o homem "nova criatura", por ter nova natureza santa, tendo Jesus Cristo como Senhor absoluto.

3. Os inimigos da cruz de Cristo.

Os que pensam e agem, diferentemente, não se submetendo ao senhorio do Senhor “...São inimigos da Cruz de Cristo, ...cujo o fim é a perdição, cujo Deus é o ventre, ...e que só pensam nas coisas terrenas”. Fil. 3:18-19. Pois, como disse Tiago,a amizade do mundo é inimizade contra Deus”. Tg.4:4. É, também, como disse Jesus: "SE ALGUÉM QUISER VIR APÓS MIM, NEGUE-SE A SI MESMO, E TOME A SUA CRUZ, E SIGA-ME. PORQUE QUALQUER QUE QUISER SALVAR A SUA VIDA PERDÊ-LA-Á, MAS QUALQUER QUE PERDER A SUA VIDA POR AMOR DE MIM E DO EVANGELHO, ESSE A SALVARÁ”. Mc 8.34-35

4. O "eu" crucificado do verdadeiro discipulo de Cristo.

A cruz do discipulo significa renunciar primeiro o “EU”, a presente vida do mundo (Kosmos) secularizado, a glória, a fama, as riquezas e a posição social corrompida. Considerar tudo isto como esterco, perda, pela excelência do conhecimento de Jesus Cristo, e segui-Lo incondicionalmente, até aquele dia da prestação de contas, no tribunal (bema) de Cristo. Fil.3:7-8; 2ª Cor.5:10.

5. A perda do mundo (kosmos) para ganhar a Cristo Jesus.

O sincero cristão deve fazer como o apostolo Paulo disse: ”MAS O QUE PARA MIM ERA GANHO REPUTEI-O PERDA POR CRISTO, SIM, NA VERDADE TENHO TAMBÉM POR PERDA TODAS AS COISAS, PELA EXCELÊNCIA DO CONHECIMENTO DE CRISTO JESUS, MEU SENHOR; PELO QUAL SOFRI A PERDA DE TODAS ESTAS COISAS, E AS CONSIDERO COMO ESTERCO, PARA QUE POSSA GANHAR A CRISTO”. Fil 3.7-8.

6. Renunciar o mundo (kosmos) pela glória do reino eterno de Deus.

Quem sabe renunciar, perder mesmo, todas as coisas e a glória que o mundo oferece, é porque sabe ganhar o que é melhor para a vida eterna, que é Cristo e a gloriosa herança no Seu Reino Eterno. "Ao que vencer, eu lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim com eu vencí; e me assentei com meu Pai no seu trono". Ap 3.21. Amém.


Um comentário:

Bete disse...

Muito bom o seu blog. E como seria bom se todos entendessem o convite de Jesus sobre carregar a Cruz... Se todos entendesse que o carregar a cruz aí é negar seu próprio "eu"... O mundo seria muito diferente. Parabéns!