segunda-feira, 7 de julho de 2008

Escatologia - A Pessoa de Cristo Como Senhor e Rei dos Reis (I)


II – NO NOVO TESTAMENTO:

A Pessoa de Cristo como Senhor e Rei dos Reis. ( Jo 18.33-37; 19.4-15; Ap 11.15-19.6-16).

Vejamos os seguintes versículos da Bíblia a respeito desse assunto:

a) Como Senhor dos Senhores - Lc. 2.10-11:
Lc 2.10-11; "v 10 E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo, v 11 pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor". (...) Fp 2.9-11; "v 9 Pelo que também Deus o exaltou soberanamente e lhe deu um nome que é sobre todo o nome, v 10 para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, v11 e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai".

b) Como Reis dos Reis: (Lc 1.32-33; Ap 19.16).

I - Jesus declara diante de Pilatos que é Rei, dizendo: "Jo 18.37a; (...) para isso nasci e para isso vim ao mundo (...) ". Ler: Jo 18.33-37; "Tornou, pois, a entrar Pilatos na audiência, e chamou a Jesus, e disse-lhe: Tu és o rei dos judeus? Respondeu-lhe Jesus: Tu dizes isso de ti mesmo ou disseram-to outros de mim? Pilatos respondeu: Porventura, sou eu judeu? A tua nação e os principais dos sacerdotes entregaram-te a mim. Que fizeste? Respondeu Jesus: O meu Reino não é deste mundo; se o meu Reino fosse deste mundo, lutariam os meus servos, para que eu não fosse entregue aos judeus; mas, agora, o meu Reino não é daqui. Disse-lhe, pois, Pilatos: Logo tu és rei? Jesus respondeu: Tu dizes que eu sou rei. Eu para isso nasci e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz".

II - Pilatos declara que Jesus é Rei dos Judeus e manda crucificá-Lo - Pilatos manda escrever no topo da cruz, em hebraico, grego, e latim a seguinte declaração: "Jesus Nazereno, Rei dos Judeus". Jo 19.19). Ler: Jo.19.14-15; "E era a preparação da Páscoa e quase à hora sexta; e disse aos judeus: Eis aqui o vosso rei. Mas eles bradaram: Tira! Tira! Crucifica-o! Disse-lhes Pilatos: Hei de crucificar o vosso rei? Responderam os principais dos sacerdotes: Não temos rei, senão o César". 19.19-22; "v19 E Pilatos escreveu também um título e pô-lo em cima da cruz; e nele estava escrito: Jesus Nazareno, Rei dos Judeus. v20 E muitos dos judeus leram este título, porque o lugar onde Jesus estava crucificado era próximo da cidade; e estava escrito em hebraico, grego e latim. v21 Diziam, pois, os principais sacerdotes dos judeus a Pilatos: Não escrevas, Rei dos judeus, mas que ele disse: Sou Rei dos judeus. v22 Respondeu Pilatos: O que escrevi escrevi."

III - Como está escrito Jesus assumirá todo poder sobre os reinos deste mundo como Reis dos Reis - Ap 11.15; "E tocou o sétimo anjo a trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: Os reinos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre". (...) Ap 19.15-16; " E da sua boca saía uma aguda espada, para ferir com ela as nações; e ele as regerá com vara de ferro e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor e da ira do Deus Todo-poderoso. E na veste e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos Reis e Senhor dos Senhores." Ler: Zc 14.1-15; Mt 28.18-20.

IV - Reinará no trono de Davi como está escrito assim: - Para se cumprir o que Anjo Gabriel disse da parte do Senhor, assim: Lc 1.32-33;"E eis que em teu ventre conceberás, e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus. 3Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai, e reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu Reino não terá fim".

V - O cetro do reino permanece com Cristo eternamente. - Portanto, Jesus Cristo como descendente da linhagem do Rei Davi, é o herdeiro legítimo do seu trono, e o cetro do Seu reino permanece eternamente com Ele, visto que não deixou descendente e herdeiro do trono. Para isto ressuscitou e foi elevado à direita de Deus Pai, para se cumprir a Escritura em Gn 49.10 e Salmo 110. Vejamos: "Judá vai segurar o cetro de rei, e os seus descendentes sempre governarão. As nações lhe trarão presentes, os povos lhe obedecerão"; e, o Sl 110; "v 1 ; "Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha mão direita, até que ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés. v 2 (...) v 4 Jurou o Senhor e não se arrependerá: Tu és um sacerdote eterno, segundo a ordem de Melquisedeque. v 5 O Senhor, à tua direita, ferirá os reis no dia da sua ira. v 6 Julgará entre as nações; enchê-las-á de cadáveres; ferirá os cabeças de grandes terras."

VI - Deus honrará Seu Filho eternamente. - "Todo joelho se dobrará e toda língua confessará que Jesus Cristo é o Senhor" - Como disse o apóstolo Paulo em Fp 2.7-11; "(...) v10 para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, v11 e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai." Assim:

a) Deus Pai honrará Seu Filho em contraposição ao que homens O desonraram nesta terra. (Sl 2; Mt 17.5; Jo 12.28; 17.1-5).

b) Deus Pai cumprirá as promessas feitas com respeito a Seu Filho e das profecias relativas a Ele, para “dar a Ele o trono de Davi seu Pai” (...) Lc 1.30-33; II Sm 7.11-17.

c) Fará o julgamento final do homem pecador sobre a terra antes dela ser purificada com fogo. Mt 25.31-46; Hb 9.27; 2ª Pe 3.1-16.

d) Será a resposta de Deus Pai às orações dos seus santos: “Venha o teu reino, faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu” Mt 6.10. (Ap 5.8; 8.3)

Tudo se cumpriu como estava previsto no Antigo Testamento, assim:

Gn 49.8-12; "(...) v10 O cetro não se arredará de Judá, nem o legislador dentre seus pés, até que venha Siló; e a ele se congregarão os povos. v11 Ele amarrará o seu jumentinho à vide e o filho da sua jumenta, à cepa mais excelente; ele lavará a sua veste no vinho e a sua capa, em sangue de uvas. v12 Os olhos serão vermelhos de vinho, e os dentes, brancos de leite". (...) Is 9.6-7: "v6 Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o principado está sobre os seus ombros; e o seu nome será Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. v7 Do incremento deste principado e da paz, não haverá fim, sobre o trono de Davi e no seu reino, para o firmar e o fortificar em juízo e em justiça, desde agora e para sempre; o zelo do Senhor dos Exércitos fará isto".

Tudo se cumprirá como está previsto no Novo Testamento, assim:

A primeira vinda de CRISTO à terra visou a redenção dos homens (Mc 10:45; Jo 3.16; 5.24; 10.9, 27-30; Rm 8:1-3). A segunda implantará Seu reino de glória (Ap. 20:6).

A segunda vinda de CRISTO será a concretização do Seu poder soberano como Senhor, tanto para o mundo como para a Igreja. Será um gigantesco passo na direção da restauração de tudo. (Ap 21.1-8)

CRISTO voltará gloriosamente e temos como garantia desse acontecimento a sua própria Palavra: Jo 14.1-3 "(...) v2 Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. v3 E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também". Como disse o apóstolo Paulo: "É nessa esperança que fomos salvos", todos os lavados e remidos pelo sangue do "CORDEIRO". (Rm 8.18-25; Ap 1.5-8; 5.9).

"Alguns homens edificam com o ouro da fé, com a prata da santidade e com as imperecíveis pedras preciosas do amor; mas outros edificam com a madeira morta de esterilidade nas boas obras, com a palha vazia da falta de espiritualidade, com a ostentação do conhecimento, e com a cana quebradiça do espírito continuamente em dúvida". (Schrader in). Com que tipo de obra estamos edificando no reino de Deus? De ouro, prata, pedras preciosas, ou, de madeira, palha e feno? Cada um de nós será avaliado naquele dia no tribunal de Cristo para termos posição e herança no Seu Reino ... (1ª Cor 3.11-15; 2ª Cor 5.10; Ap 20.6; 22.12). (Continua)>>>>>

Nenhum comentário: