quinta-feira, 19 de março de 2009

SINAIS - Onde estão os que tem fome e sede de justiça (IV) ?!?!?!?


1. Os que têm fome e sede de justiça. Mt 5:6. "bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos".

2. Fome e sede. Esta figura era especialmente atraente num país onde a média anual de chuva não passava de 65 cm. Sem dúvida, muitos dos que escutavam a Jesus sabiam o que era passar sede. Mas aqui Jesus falava da fome espiritual e sede da alma, como disse o salmista: (Sl 42:1-2). "Como o cervo brama pelas correntes das águas, assim suspira a minha alma por ti, ó Deus! A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e me apresentarei ante a face de Deus? Só os que almejam justiça com a mesma ansiedade dos que morrem por falta de alimento ou de água, a encontrarão. Nenhum recurso da terra pode satisfazer a sede espiritual e a fome da alma. Não são suficientes as riquezas materiais, nem profundas filosofias, nem as satisfações dos apetites físicos, nem a honra, nem a fama e nem o poder.

3. Sede de justiça - O fato de que um coração almeja justiça, demonstra que Cristo já começou ali sua obra. O desejo de virtude. São aqueles que querem agir de acordo com a justiça e a misericórdia de DEUS. Desejam ver implantada a justiça de DEUS não só na vida dos outros homens, mas em suas vidas também.

4. Fome espiritual e o "Pão da vida"
- Uns seis a oito meses depois do Sermão do Monte, Jesus pronunciou outro grande discurso, desta vez a respeito do Pão da Vida (Jo 6:26-59), no qual apresentou mais plenamente o princípio que aqui se expõe em forma sucinta. Jesus mesmo é o “pão da vida” do qual os homens devem ter fome, e participando deste “pão” podem manter sua vida espiritual e satisfazer a sede de sua alma, assim: (Jo 6:35, 47-51, 58), "v35 E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome; e quem crê em mim nunca terá sede (...) v47 Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna. v48 Eu sou o pão da vida. v49 Vossos pais comeram o maná no deserto e morreram. v50 Este é o pão que desce do céu, para que o que dele comer não morra. v51 Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer desse pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo. (...) v58 Este é o pão que desceu do céu; não é o caso de vossos pais, que comeram o maná e morreram; quem comer este pão viverá para sempre".

5. Sede espiritual da alma - Conversando com uma samaritana, Jesus também se apresenta como aquele que pode satisfazer a sede da alma: (Jo 4.10); "v10 Jesus respondeu e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva", (Jo 4:14); "(...) v14 mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna". Jesus aparece aqui como um homem convidando as pessoas a beber de uma água nunca antes bebida, que saciava a sede da emoção, que resolvia o vazio da existência e cortava as raízes da solidão. Entretanto, só bebia dela quem tivesse uma sede espontânea, quem tivesse coragem para reconhecer que faltava algo dentro de si. Quem não tivesse tal sede, podia seguir seu próprio caminho e esquecer o Mestre da Vida. Quem se julgava abastado podia ficar girando em torno do seu próprio mundo (kosmos). Quem não precisava de médico e julgava que não tinha feridas em sua alma, podia excluí-lo de sua vida. Nunca Jesus forçou alguém a lhe seguir, mas, está sempre pronto para saciar a sede e a fome espiritual de todo aquele que vem a Ele.


6. O sábio Salomão reconheceu que tudo aqui "debaixo do Sol" é vaidade - Depois de provar todas coisas materiais e muito mais, Salomão chegou a conclusão de que “tudo é vaidade”, assim: (Ecl 1.1-3), "v2 (...) É tudo vaidade. v3 Que vantagem tem o homem de todo o seu trabalho, que ele faz debaixo do sol? Nada produz a satisfação e a felicidade que o coração humano almeja. A conclusão do sábio foi que reconhecer o CRIADOR e cooperar com Ele que proporciona a única satisfação duradoura. Como está escrito assim: (Ec 12:1-3, 13-14). "v1 Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento; (...) v13 De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque este é o dever de todo homem. v14 Porque Deus há de trazer a juízo toda obra e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau".

7. Convite para receber de graça, "sem preço" - Há em Isaias um convite feito bondosamente a todos aqueles que têm sede e fome de justiça para que venham ao Provedor Celestial, recebam o alimento e a bebida "sem dinheiro e sem preço", como disse o profeta Isaias: (Is 55:1-2); "v1 Ó vós todos os que tendes sede, vinde às águas, e vós que não tendes dinheiro, vinde, comprai e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite". Para os seguidores de Cristo a justiça tem que ter um sentido amplo. Em vez de estabelecer sua própria justiça, os cristãos devem submeter-se a Justiça de DEUS. (Rm 10:3-4), "v3 Porquanto, não conhecendo a justiça de Deus e procurando estabelecer a sua própria justiça, não se sujeitaram à justiça de Deus. v4 Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê". Justiça que se encontra pela fé em Cristo Jesus, como disse o apóstolo Paulo, assim: (Fp 3:8-9), "v8 E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas e as considero como esterco, para que possa ganhar a Cristo v9 e seja achado nele, não tendo a minha justiça que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus, pela fé". (...) (Rm 3.21-26), "v21 Mas, agora, se manifestou, sem a lei, a justiça de Deus, tendo o testemunho da Lei e dos Profetas, v22 isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que crêem; porque não há diferença. v23 Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus, v24 sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus, v25 ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus; v26 para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus". Portanto, receba "da água da vida" a justiça de Deus de graça - em Cristo Jesus -, sem preço, a salvação eterna de sua alma. (Palestrante: Adalto Faria). Continua>>>


Nenhum comentário: