sábado, 12 de janeiro de 2008

A Missão dada à Igreja


Já estudamos sobre a missão de Jesus Cristo na sua vida, morte vicária na cruz, ressurreição e ascensão ao céu à direita do Pai, onde, agora, está glorificado no pleno exercício do Sumo-Sarcedote segundo a ordem de Melquiseque, conforme está escrito, assim: " (...) A qual temos como âncora da alma segura e firme, e que penetra até ao interior do véu, onde Jesus, nosso precursor, entrou por nós, feito eternamente sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque". (Hb 6.19-20) (...) "Porque nos convinha tal sumo sacerdote, santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores, e feito mais sublime do que os céus". (hb 7.26). Como dissse Jesus: "(...) Está consumado". (Jo19.30).

A MISSÃO DADA À IGREJA.

A partir daí Jessus delegou à Sua Igreja a missão de pregar a mensagem do Evangelho por todo o mundo.

Foi assim que o Senhor Jesus Cristo deu a grande comissão de pregar o evangelho para edificação e expansão da Sua Igreja, a saber:

“Disse-lhes Jesus: E vós, quem dizeis que eu sou? E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho de Deus, vivo. E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus. Pois também eu te digo que tu és Pedro, (Petros), e sobre esta pedra (Petras) edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”. (Mt. 16-15-18).

"E chegando Jesus, falhou-lhe, dizendo: É-me dado todo poder no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinando-os a guardar todas as coisas que e vos tenho mandado; e eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém." Mt 28:18-20

E disse-lhes Jesus: "Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda a criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas; pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão. Ora o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu, e assentou-se à direita de Deus. E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém". Mc 15.15-20.

Disse-lhes Jesus: "Mas, recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra. At 1.8.”

“E na igreja que estava em Antioquia havia alguns profetas e doutores, a saber: Barnabé e Simeão, chamado Níger, e Lucio cireneu, e Manaem, que fora criado com Herodes o tetrarca, e Saulo. E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Baranabé e a Saulo para a obra q que os tenho chamado. Então, jejuando e orando, e pondo sobre eles as mãos, os despediram. E assim estes, enviados pelo Espírito Santo, desceram a Seleucia e dali navegaram para Chipre. E, chegados a Salamina, anunciavam a palavra de Deus nas sinagogas dos judeus (...)”.

O livro dos atos dos apóstolos registra toda história de como foi dado início a pregação do Evangelho pela Igreja primitiva, como também, as epístolas de Paulo, Pedro e João.

A necessidade de testemunhar a ressureição na pregação da Igreja:

Paulo o apóstolo dos gentios explica a necessidade e importância da morte vicária e da ressurreição de Jesus Cristo, com estas palavras: "O qual por nossos pecados foi entregue, e ressuscitou para nossa justificação" (Rm 4.25). Daí a importância que os apóstolos davam da ressurreição de Jesus, na missão de pregar o Evangelho, pois, sem a morte vicária e a ressureição de Jesus Cristo, não tinha a "Mensagem da Cruz", nem ressurreição, nem esperança da vida eterna, nem salvação e nem a glorificação dos filhos de Deus. Vejamos:

Em At.2:24, o apóstolo Pedro testifica, dizendo: “ao qual (Jesus) Deus ressuscitou, rompendo os grilhões da morte, pois não era possível que fosse retido por ela”. Era impossível pelo fato de ser Ele o Filho de Deus e, na qualidade de Filho do homem, foi-lhe outorgada a verdadeira imortalidade por parte de Deus Pai (Jo.5:25-27; 6:57; 11:25,26). Eis a nossa esperança! O mesmo tipo de vida é prometido a todos os que estão nEle. Por conseguinte, também é impossível que a morte possa reter qualquer remido pelo sangue do Senhor Jesus, porquanto todos eles são verdadeiramente filhos de Deus.

Também, era impossível essa retenção de Cristo pela morte, pois Ele era o Verbo de Deus encarnado, Ele é o Príncipe da Vida, o Pai da Eternidade, razão pela qual a morte não poderia jamais retê-Lo (Is.9:6; Jo.1:1-5). Porquanto era da vontade do Pai que Ele ressurgisse dentre os mortos, como prova completa da autenticação de Sua Pessoa e de Sua missão divina, salientando o fato de ser Ele as primícias dos que dormem, mas que, finalmente, os seus remidos haverão de ressuscitar triunfalmente. É como o apóstolo Paulo disse: "(...) E, se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos pecados. E também os que dormiram em Cristo estão perdidos (...) Mas agora Cristo ressuscitou dos mortos, e foi feito as primícias dos que dormem. Porque, assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem. Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vificados em Cristo". (1Co.15:17-22). (Continua)

Nenhum comentário: