terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Três aspectos da santificação

A Santificação
Para uma melhor compreensão didática, dividimos este estudo em três pontos:

1. A santificação posicional diante de Deus.
É o aspecto da salvação da culpa do pecado. Baseia-se no valor eterno e imutável da obra redentora de Cristo Jesus na Cruz do Calvário, ou seja, a purificação dos nossos pecados no sangue de Jesus, (1ª Jo. l:7, Apoc. 1:5, 5:9 e Heb. 10:14, 18). É o preço suficiente pago por Jesus em resgate de nossas almas. (1ª Co 6.20; 1ª Pe 1.18-19; Ap 5.9).

2. A santificação vivencial, diária, prática.
É o aspecto da salvação do domínio do pecado. É, também, a vivência prática, autêntica, verdadeira, o testemunho vivo do novo nascimento que se processou interiormente, e que se reflete na maneira comportamental de ser, da nova criatura, pelo poder do Espírito Santo e da Palavra de Deus, a partir do interior para o exterior como nova criatura. (Mt. 5:5-16. Jo.3:1-21, 1ª Cor 5:17).

3. A santificação final.
É o aspecto da salvação da presença do pecado. Só acontecerá quando formos libertados definitivamente da presença do pecado e da morte física dos nossos corpos, os quais serão transformados, glorificados e imortalizados, à semelhança do corpo glorioso de nosso Senhor Jesus Cristo, na primeira ressurreição que se dará na Sua vinda para arrebatar a Sua Igreja Triunfante. (1ª. Cor.15:35-58, Fl 3.20-21;1ª.Ts 4:13-18).

Um comentário:

Edward Thomas disse...

Sintética, porém precisa às considerações feitas pelo cultíssimo Pastor Djalma Pereira.

Ao dissertar sobre esse tema, o letrado Djalma, com precisão singular, nos dá verdadeira aula da sobre a santificação em seus três aspectos bíblicos. Fico demasiadamente feliz por exposição tão brilhante, conquanto sintética.

Reginaldo Ferreira Bachini Carreira