terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Salvação Eterna


Mais Perto Quero Estar


A salvação do crente genuíno é um ato irrevogável! uma vez salvo, salvo para sempre! uma vez filho de Deus, é filho para sempre, e não bastardo (Jo.1:11-13; Rm.11:29; Hb.12:6-8; 1Jo.3:1,2).

A doutrina da salvação eterna do crente genuíno tira o medo e a dúvida do coração do homem, infundindo nele a confiança e a esperança; elimina os nocivos “ventos de doutrina”, fornecendo-lhe a segurança e fortaleza no conhecimento da verdade.

Leiamos alguns textos bíblicos que nos ensinam a segurança eterna do cristão:

1. "O qual também nos selou e nos deu como penhor o Espírito em nossos corações" (2ª Co.1:21-22). Deus, em Jesus Cristo, nos deu do seu Espírito (v.21). O ato de selar é uma forma de segurança contra a abertura de documentos. Assim, os que estão em Cristo, têm este selo do Espírito Santo que garante a sua propriedade divina. Seu destino final é a nossa morada nos céus (Dn.6:17; - Ef.1:13-14) "(...) Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra a verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele crido também, fostes selados com o Espírito Santo da promessa. O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão de Deus, para louvor da sua glória" - A palavra “penhor” significa “garantia; segurança” (2ª Co.5:5; Ef 1:14), isto é, garantia de tudo quanto está envolvido na salvação. Pelo selo do Espírito Santo, no espírito e alma do homem regenerado, há uma transformação interior, mudando-o "de um ímpio pecador, em um santo adorador". Ele garantiu possessão final e completa de tudo o que a vida eterna significa.

2. "Porque eu sei em quem tenho crido e estou bem certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia". 2ª Tm. 1:12. O apóstolo está convicto, não tem dúvidas, não tem receio, tem fé! Sabe que Ele é poderoso e tem toda autoridade nos céus e na terra (Mt.28:18). A vida que é entregue a Deus está segura em suas mãos. Deus é quem a está guardando e este depósito, ninguém o pode confiscar. A expressão “até aquele dia” é muito séria, e nos faz lembrar das palavras de Jesus aos seus discípulos: "Mas não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus" (Lc. 10:20). Alegrai-vos! é a ordem do Senhor! O que nos resta fazer? Exultar! Portanto, exultem cidadãos do céu! No céu não tem borracha, nem apagadores, nem revisores de texto. Se o seu nome foi escrito no céu, no livro da vida do cordeiro, - Ap. 21:27: "E não entrerá nela coisa alguma que contamine, e cometa abominaçao e mentira; mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro" - você já está relacionado como um morador da Nova Jerusalém, e ninguém pode mudar este fato! Como filho de Deus você já pertence ao aprisco celestial do Bom Pastor, (Jo 10.9-16). Como está escrito: "As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu as conheço, e elas me seguem; e dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém arrebará da minha mão. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e nimguém pode arrrebatá-las da mão de meu Pai. Eu e o Pai somos um". Portanto, a ovelha nasce, vive e morre como ovelha, porque tem a natureza de ovelha e não de cão ou de porca lavada que gosta da lama, é uma questão de natureza diferente. (2ª Pe 2.22).

2 comentários:

Fausto disse...

Alguem pode me explicar o seguinte:
A) Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros,
eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado. I Corintios 9:27

B) Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de
Cristo para outro evangelho; Galátas 1:6

Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho
além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. Galátas 1:8

Quem passa de um (verdadeiro) para outro Evangelho, quem é anátema está salvo para sempre?

C) Examinai-vos a vós mesmos, se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos.
Ou não sabeis quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados.
II Corintios 13:5

D) Que nenhum de vós padeça como homicida, ou ladrão, ou malfeitor, ou como o que se entremete em
negócios alheios; I Pedro 4:15

E) E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também
falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão
o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição. II Pedro 2:1

F) Porquanto se, depois de terem escapado das corrupções do mundo, pelo conhecimento
do Senhor e Salvador Jesus Cristo, forem outra vez envolvidos nelas e vencidos,
tornou-se-lhes o último estado pior do que o primeiro. II Pedro 2:20

G) Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor,
bramando como leão, buscando a quem possa tragar; I Pedro 5:8

Existe mais uma infinidade de outros textos. Temos que ter cuidado com a Heresia sobre
ensinamento: II Pedro 2:1

Aliás dentre os textos dele II Timóteo 4:18 Paulo escreve assim após haver escrito no verso 17 "
FIQUEI LIVRE DA BOCA DO LEÃO". Ou seja, qualquer um pode ser engolido pelo leão (adversário)

Judas. Era apóstolo. Vivia na graça. Com Jesus. Suicidou-se. Será que foi salvo?

Neste textos poder interpretar que se perde a salvação. Mas e ai?

Unknown disse...

Li a mensagem , achei muito valida, porem discordo do ponto de vista uma vez salvo, salvo pra sempre.
Dentro desta visão, entende-se ,que se alguem se arrepender dos seus pecados e aceitar Jesus como seu salvador, pode voltar a pratica do pecado que não tem problema.
a
A salvação se recebe por meio do arrependimento, porem precisa zelar por ela por meio da obediencia da palavra, a fim de não perde-la .
Muito cuidado com este posicionamento.